Curso discute política pública de assistência social e segurança alimentar

Objetivo é atualizar conhecimentos sobre o Programa Bolsa Família, do Governo Federal. ESMPU oferece 30 vagas para membros do MPF, servidores da PFDC e das PRDCs, e público externo interessado.
publicado: 28/10/2011 21h57 última modificação: 31/03/2017 17h29

De 21 a 23 de novembro, em Brasília, a Escola Superior do Ministério Público da União (ESMPU) promoverá o Curso de Aperfeiçoamento “Programa Bolsa Família e o Sistema Único de Assistência Social”, atividade acadêmica que busca atualizar conhecimentos sobre o Programa Bolsa Família, do Governo Federal, nos contextos das políticas públicas de segurança alimentar e nutricional e de assistência social.

O treinamento oferece 30 vagas, sendo 17 para membros do Ministério Público Federal (MPF), 5 para servidores do MPF que atuem na Procuradoria Federal dos Direitos do Cidadão (PFDC) ou nas Procuradorias Regionais de Direitos do Cidadão (PRDCs), e 8 vagas para o público externo interessado.

As inscrições seguem até as 12h do dia 10 de novembro, somente pelo endereço www.escola.mpu.mp.br, link “Inscrições”. A ESMPU custeará a participação dos membros e servidores do MPF lotados fora da capital federal.

Os três dias de curso contarão com aulas sobre sistema de proteção social no Brasil; aspectos históricos das políticas públicas de alimentação e nutrição no país; conceitos, linhas mapas e indicadores sobre pobreza e vulnerabilidade. A programação incluirá estudos sobre o Sistema Único de Assistência Social (SUAS) e outros sistemas de informação, monitoramento e avaliação de políticas públicas voltadas à segurança alimentar e nutricional. As demandas do Ministério Público voltadas à fiscalização dessas políticas também farão parte das discussões.

A atividade será ministrada por membros do MP e por representantes do Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome, do Instituto de Pesquisas Econômicas Aplicadas (Ipea), do Senado Federal, da Ação Brasileira para a Nutrição e Direitos Humanos (Abrandh) e do Conselho Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional (Consea). Os participantes com, no mínimo, 75% de frequência no curso receberão certificado emitido pela ESMPU.

Outras informações podem ser obtidas com a Central de Atendimento ao Usuário da Escola, pelo e-mail cau@escola.mpu.mp.br.

Clique aqui para ler o edital completo e a programação.