Curso discute saúde e segurança do trabalhador na construção civil

Exclusiva para membros do Ministério Público do Trabalho, atividade acadêmica transmitirá conhecimentos técnicos e regulamentares sobre o tema. Aulas serão ministradas em Brasília entre os dias 8 e 10 de maio. Inscrições seguem até 15 de abril.
publicado: 01/04/2013 12h50 última modificação: 31/03/2017 17h30
De 8 a 10 de maio, a Escola Superior do Ministério Público da União (ESMPU) realizará em Brasília o Curso de Aperfeiçoamento “Construção civil: saúde e segurança do trabalhador”. Exclusiva para membros do Ministério Público do Trabalho (MPT), a atividade acadêmica busca transmitir conhecimentos técnicos e regulamentares relacionados à preservação da saúde e da segurança de quem trabalha na construção civil.

Os interessados nas 30 vagas disponíveis poderão inscrever-se até as 12h do dia 15 de abril, somente pelo endereço www.escola.mpu.mp.br, link “Inscrições”. A ESMPU custeará as despesas com transporte, hospedagem e alimentação para os participantes lotados fora da capital federal.

Programação – Com 16 horas-aula, o curso analisará, por meio de estudo de casos, as possíveis estratégias, em juízo ou extrajudicialmente, de promoção da saúde e da segurança para a construção civl. As aulas envolverão análise de riscos; cenários e desafios do sistema produtivo da construção civil; gestão de segurança e saúde nos canteiros de obra, com enfoque em temas transversais; aspectos principais das Normas Regulamentadoras 10, 18 e 35; entre outros assuntos.

O treinamento contará ainda com discussões sobre programas de prevenção de riscos ambientais e de controle médico de saúde ocupacional, além da atuação do MPT em relação ao meio ambiente em obras de construção e construção pesada. À frente das atividades estarão a professora associada Claudia Morgado, da Escola Politécnica da Universidade Federal do Rio de Janeiro, o procurador do Trabalho Philippe Jardim e os auditores fiscais do Trabalho Luiz Carlos Rocha e Carlos Alberto Saliba.

Participantes com, no mínimo, 75% de frequência receberão certificado emitido pela ESMPU. Informações adicionais podem ser obtidas pelo e-mail inscricoes@escola.mpu.mp.br.

Leia o edital completo e a programação.