Curso discute saúde e segurança do trabalhador na construção civil

Atividade será realizada no Rio de Janeiro (RJ) entre os dias 16 e 18 de maio e oferece 29 vagas para membros do MPT e uma vaga para membros do MPDFT. As inscrições seguem até 27 de abril. A ESMPU custeará a participação dos inscritos lotados fora da capital fluminense.
publicado: 20/04/2012 16h54 última modificação: 31/03/2017 17h24

De 16 a 18 de maio, a Escola Superior do Ministério Público da União (ESMPU) realizará no Rio de Janeiro (RJ) o Curso de Aperfeiçoamento “Construção civil: saúde e segurança do trabalhador”. A atividade acadêmica busca transmitir conhecimentos técnicos e regulamentares imprescindíveis à preservação da saúde e da segurança de quem trabalha na construção civil, além de analisar possíveis estratégias de atuação em juízo e/ou extrajudicialmente.

A ESMPU oferece 29 vagas para membros do MPT e uma vaga para membros do MPDFT. Os interessados poderão inscrever-se até as 12h da próxima sexta-feira, 27 de abril, somente pelo endereço www.escola.mpu.mp.br, link “Inscrições”. Haverá custeio de despesas com transporte, hospedagem e alimentação aos participantes lotados fora da capital fluminense.

Com carga horária de 16 horas-aula, o curso estudará normas regulamentadoras voltadas para o setor da construção civil, além da legislação pertinente. Também estarão em discussão temas como o Programa de Condições de Meio Ambiente do Trabalho na Indústria da Construção (PCMAT), os maiores riscos para o trabalhador nos canteiros de obras, o trabalho em alturas e com eletricidade, as medidas de prevenção de acidentes com máquinas e equipamentos pesados e as ações para preservação da segurança e da saúde de quem atua na indústria da construção.

A programação contará ainda com estudos de casos, que servirão de base para o debate sobre possíveis estratégias de atuação do Ministério Público do Trabalho no setor. À frente do curso estarão membros do MPT, auditores-fiscais do Trabalho, engenheiros de segurança e representantes da Fundação Jorge Duprat Figueiredo de Segurança e Medicina do Trabalho (Fundacentro).

A ESMPU emitirá certificado aos participantes com, no mínimo, 75% de frequência na atividade acadêmica. Outras informações podem ser obtidas com o Núcleo de Atendimento ao Usuário da Escola, pelo e-mail inscricoes@escola.mpu.mp.br.

Clique aqui para ler o edital completo e a programação.

Curso de Aperfeiçoamento “Construção civil: saúde e segurança do trabalhador”

Quando: 16, 17 e 18 de maio de 2012

Onde: Procuradoria Regional do Trabalho da 1ª Região – Av. Churchill, 94 - Centro - Rio de Janeiro (RJ)

Vagas: 29 para membros do MPT e uma para membros do MPDFT