Notícias

Curso estuda combate a crimes cibernéticos e contra a propriedade imaterial

Ministradas por especialistas brasileiros e americanos, as aulas tratam de obtenção de provas digitais, descoberta de arquivos deletados e conhecimentos de internet relativos ao combate ao crime. Há vagas para membros dos quatro ramos do MPU.
publicado: 22/12/2008 16h34 última modificação: 31/03/2017 17h23

Com o objetivo de especializar profissionais contra o crime organizado, a Escola Superior do Ministério Público da União (ESMPU) organiza o curso Crime, Computadores, Perícias e Internet. A atividade é feita em parceria com a Embaixada Americana no Brasil como meio de trocar experiências entre autoridades de ambos os países. São duas turmas: uma em Brasília e uma em São Paulo.


As 14 horas-aula, ministradas por especialistas brasileiros e americanos, trazem temas como importância da prova cibernética na investigação de crimes e provas digitais que correm risco de se perderem. Os alunos vão aprender noções de como lidar com vírus e como descobrir arquivos deletados. Haverá estudos de caso e espaço para perguntas.


A turma de Brasília, a ser realizada de 11 a 13 de fevereiro de 2009 na sede da ESMPU, tem 150 vagas com inscrições até 25 de janeiro. Despesas dos membros do MPF com passagens, hospedagem, alimentação e traslado serão custeadas pela Embaixada Americana de acordo com a distribuição de vagas.


A turma de São Paulo, a ser realizada nos dias 19 e 20 de fevereiro de 2009, tem 410 vagas. As aulas serão no auditório da Federação das Indústrias do Estado de São Paulo, com inscrições até 2 de fevereiro.


Em ambas as turmas há vagas para membros do Ministério Público, magistrados, policiais e integrantes da Receita. Os membros do MPU deverão se inscrever somente pela internet. As vagas serão sorteadas entre os que atuam na área penal. Os inscritos das demais categorias serão definidos junto à Embaixada Americana.


Participantes com freqüência integral vão receber certificado. Outras informações pelo e-mail inscricoes@escola.mpu.mp.br.


Informações sobre a turma de Brasília:


Edital

Programação

Distribuição de vagas


* 30 para membros do MPF, sendo:

- 6 para a Região Sul;

- 6 para a Região Sudeste, à exceção dos estados de São Paulo e do Rio de Janeiro;

- 6 para a Região Centro-Oeste;

- 6 para a Região Norte;

- 6 para a Região Nordeste;

* 5 para o MPT, para membros lotados no Distrito Federal;

* 5 para o MPM, para membros lotados no Distrito Federal;

* 10 para o MPDFT;

* 30 para juízes;

* 30 para a Polícia Federal; e

* 40 para policiais civis e militares.


Informações sobre a turma de São Paulo:


Edital

Programação

Distribuição de vagas


* 20 para membros do MPF lotados no Estado de São Paulo;

* 40 para o Ministério Público Estadual;

* 40 para o Departamento de Polícia Federal;

* 10 para Justiça Federal;

* 20 para Justiça Estadual;

* 30 para Receitas Federal e Estadual; e
* 250 para policiais civis e militares.

Secretaria de Comunicação Social
Escola Superior do Ministério Público da União
E-mail: secom@escola.mpu.mp.br
Telefone: (61) 3553-5300