Curso estuda mecanismos de controle da devastação ambiental

Promovida pela ESMPU em parceria com o Instituto Homem e Meio Ambiente da Amazônia, atividade apresentará ferramentas de monitoramento e de obtenção de informações sobre áreas devastadas. Todas as vagas serão preenchidas por indicação
publicado: 22/10/2010 16h33 última modificação: 31/03/2017 17h18

Em parceria com o Instituto Homem e Meio Ambiente da Amazônia (IMAZON), a Escola Superior do Ministério Público da União (ESMPU) realizará, no período de 8 a 11 de novembro, em Belém (PA), o Curso de Aperfeiçoamento “Utilização das geotecnologias como ferramentas de controle ambiental”. A atividade tem o objetivo de aproximar o Ministério Público Federal (MPF) das ferramentas que permitam ao órgão maximizar sua atuação, ampliando o monitoramento e a obtenção de informações, para controlar a velocidade da devastação ambiental.

O curso apresentará aos procuradores e servidores do MPF bases de dados geográficos disponíveis para a Amazônia e demonstrará as melhores formas de extrair as informações disponibilizadas pelos sistemas de sensoriamento remoto, utilizando-as com eficiência em ações de monitoramento e responsabilização dos infratores ambientais. Durante a atividade, serão discutidos temas como “Conceitos gerais de cartografia”, “Conceito de Geoprocessamento/SIG”, “Introdução ao Sensoriamento Remoto” e “Principais Análises Espaciais”. A carga horária é de 32 horas-aula todos os participantes receberão certificado emitido pelo IMAZON.

Estão disponíveis 20 vagas, sendo 15 para membros e 5 para servidores. Todos os participantes serão indicados pela 4ª Câmara de Coordenação e Revisão do MPF. Os candidatos indicados terão até o dia 27 de outubro, às 12h, para se inscreverem pelo site da ESMPU, www.escola.mpu.mp.br, link “Inscrições”. Conforme estabelece o edital da atividade (clique aqui), a Escola custeará as despesas de participação de 19 selecionados que estejam lotados fora da capital paraense. Outras informações sobre o curso podem ser obtidas com a Central de Atendimento ao Usuário (CAU), pelo e-mail inscricoes@escola.mpu.mp.br.