Notícias

Curso estuda norma regulamentadora de segurança e saúde no trabalho em frigoríficos

Atividade é voltada para analistas do MPT das especialidades de Engenharia de Segurança do Trabalho e Medicina do Trabalho. Aulas serão ministradas de 25 a 27 de maio em Brasília. Inscrições seguem até as 12h do dia 4 de maio.
publicado: 30/03/2015 16h19 última modificação: 31/03/2017 17h24

A Escola Superior do Ministério Público da União (ESMPU) realizará de 25 a 27 de maio, em Brasília, o Curso de Aperfeiçoamento “Qualificação de peritos para a atuação em Normas Regulamentadoras”. O treinamento tem o objetivo de capacitar analistas do MPT das áreas de Engenharia de Segurança do Trabalho e Medicina do Trabalho para a aplicação da Norma Regulamentadora n. 36 (NR-36), do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), que trata da segurança e da saúde no trabalho em empresas de abate e processamento de carnes e derivados.

Estão disponíveis 25 vagas para analistas do MPT das especialidades de Engenharia de Segurança do Trabalho e Medicina do Trabalho. Os interessados deverão se inscrever até as 12h do dia 4 de maio, pelo endereço http://escola.mpu.mp.br, link “Inscrições”. A seleção dos inscritos será feita por sorteio eletrônico. A ESMPU arcará com as despesas de hospedagem, alimentação, traslado e passagens aéreas para os participantes lotados fora da capital federal.

Programação – O curso de 16 horas-aula terá início com a exibição do documentário “Carne, Osso”, que retrata as condições de trabalho nos frigoríficos. Após o filme, os participantes estudarão o Projeto Nacional de Adequação e os problemas encontrados em frigoríficos de aves, bovinos e suínos. A programação envolverá ainda a abordagem teórico-prática da NR-36, discutindo a análise ergonômica do trabalho; a sobrecarga estática e a dinâmica no trabalho; a movimentação manual de cargas; o mobiliário e os postos de trabalho; e a organização temporal do trabalho.

À frente do curso estarão o procurador do Trabalho Heiler Ivens de Souza Natali e o auditor fiscal do Trabalho Mauro Muller.

Participantes com no mínimo 85% de frequência receberão certificado emitido pela ESMPU. Mais informações podem ser obtidas pelo e-mail inscricoes@escola.mpu.mp.br.

Leia o edital completo e a programação.

Secretaria de Comunicação Social
Escola Superior do Ministério Público da União
E-mail: secom@escola.mpu.mp.br
Telefone: (61) 3553-5300