Curso estuda novas técnicas e ferramentas de investigação criminal

Promovida em Brasília nos dias 6 e 7 de outubro, a atividade destacará o uso da tecnologia e da inteligência nos procedimentos investigatórios, com destaque para as inovações no contexto pericial. ESMPU oferece 30 vagas para membros do MPM, do MPF e do MPDFT.
publicado: 21/09/2011 18h26 última modificação: 31/03/2017 17h28

Transmitir conhecimentos sobre os modernos meios de investigação criminal e os novos instrumentos de acesso a dados. Esse é o objetivo do Curso de Aperfeiçoamento “Técnicas de Investigação Criminal”, que a Escola Superior do Ministério Público da União (ESMPU) promoverá em Brasília nos dias 6 e 7 de outubro. A atividade oferece 30 vagas, sendo 15 para membros do MPM, 10 para membros do MPF e 5 para membros do MPDFT.

Os interessados poderão inscrever-se até as 12h do dia 27 de setembro, somente pelo endereço www.escola.mpu.mp.br, link “Inscrições”. Participantes lotados fora da capital federal terão as despesas com transporte, hospedagem e alimentação custeadas pela ESMPU.

Programação – Ministrado por delegados e peritos criminais da Polícia Federal, o treinamento envolverá o estudo de novas técnicas de investigação, procedimentos, ferramentas de análise de inteligência e inovações no contexto pericial. O primeiro dia de curso abordará temas como a vigilância eletrônica, a interceptação telefônica e do fluxo de comunicações em sistemas de informática e telemática, a quebra de sigilo de correios eletrônicos e a integração de bases de dados. A segunda etapa apresentará as mais modernas técnicas de perícia criminal, com destaque para o uso da tecnologia nas análises genéticas, na detecção de documentação falsa, nos exames grafotécnicos, nas perícias de balística, na fonética forense e nos crimes ambientais.

O curso terá duração de 16 horas e será realizado na Procuradoria-Geral da Justiça Militar, localizada no Setor de Embaixadas Norte, Lote 43, em Brasília (DF). Participantes com 75% de frequência mínima receberão certificado emitido pela ESMPU

Outras informações podem ser obtidas com a Central de Atendimento ao Usuário da Escola, pelo e-mail cau@escola.mpu.mp.br.

Leia o edital completo e a programação.