Curso estuda o uso da tecnologia na atividade de inteligência policial

Treinamento será realizado em Brasília nos dias 30 e 31 de outubro e 6 e 7 de novembro. ESMPU oferece ao todo 35 vagas, sendo 25 para membros do MPDFT, seis para membros do MPF, três para membros do MPT e uma para membros do MPM.
publicado: 11/09/2014 15h27 última modificação: 31/03/2017 17h28

Seguem até as 12h do dia 29 de setembro as inscrições para o Curso de Aperfeiçoamento “O uso da tecnologia na atividade de inteligência policial”, atividade acadêmica que será realizada em Brasília nos dias 30 e 31 de outubro e 6 e 7 de novembro. O objetivo do treinamento é estudar conceitos relacionados à atividade de inteligência de segurança pública no contexto da Polícia Civil do Distrito Federal e noções básicas de inteligência de sinais e cibernética, além de analisar a importância da gestão da informação e os principais sistemas corporativos utilizados no combate ao crime.

A Escola Superior do Ministério Público da União (ESMPU) oferece 35 vagas, assim distribuídas: 25 para membros do MPDFT, seis para membros do MPF, três para membros do MPT e uma para membros do MPM. Os interessados deverão se inscrever pelo endereço http://escola.mpu.mp.br, link “Inscrições”. A seleção dos inscritos será feita por sorteio eletrônico. Haverá custeio de participação para os membros do MPF, do MPT e do MPM lotados fora da capital federal.

Programação – A primeira parte do curso, realizada em 30 e 31 de outubro, das 8h30 às 12h, abordará a sistematização da atividade de inteligência no contexto da Polícia Civil do DF (PCDF), discutindo, entre outros aspectos, a diferenciação entre inteligência policial e investigação criminal, a gestão da informação, a estrutura e as atribuições da Divisão de Inteligência Policial da PCDF. Noções básicas de inteligência de sinais, interceptação telefônica e telemática também estarão em estudo.

Nos dias 6 e 7 de novembro, das 8h30 às 12h, serão apresentadas as ferramentas de análise de vínculos e de pesquisa e os sistemas corporativos da PCDF. A programação contará ainda com estudos de casos envolvendo operações da Polícia Civil do DF e discussões sobre inteligência cibernética, com foco na legislação e nos aspectos iniciais da investigação de crimes digitais.

O curso será ministrado por integrantes da Divisão de Inteligência Policial da PCDF. A carga horária total é de 16 horas-aula. Participantes com 85% de frequência mínima receberão certificado emitido pela ESMPU.

Informações adicionais podem ser obtidas pelo e-mail inscricoes@escola.mpu.mp.br.

Leia o edital e a programação.