Curso estuda o uso da tecnologia na atividade de inteligência policial

Promovidas em Brasília nos dias 19, 21, 26 e 28 de novembro, aulas reunirão membros do MPDFT e delegados da Polícia Civil do DF para conhecer as principais ferramentas de análise de vínculos e o trabalho de inteligência de segurança pública. Inscrições seguem até 11 de novembro.
publicado: 04/11/2013 17h29 última modificação: 31/03/2017 17h23

A Escola Superior do Ministério Público da União (ESMPU) realizará nos dias 19, 21, 26 e 28 de novembro, em Brasília, o Curso de Aperfeiçoamento “O uso da tecnologia na atividade de inteligência policial”. O objetivo do treinamento é apresentar as funcionalidades e a aplicação prática de ferramentas de análise de vínculos, as noções básicas de inteligência de sinais e inteligência cibernética, bem como demonstrar a sistematização da atividade de inteligência no contexto da Polícia Civil do Distrito Federal (PCDF).

O curso oferece 30 vagas, sendo 15 para membros do Ministério Público do Distrito Federal e Territórios (MPDFT) e 15 para delegados indicados pela PCDF. Os interessados deverão inscrever-se até as 12h do dia 11 de novembro, pelo endereço https://escola.mpu.mp.br, link “Inscrições”.

As aulas serão ministradas sempre no período das 8h30 às 12h. Entre os temas em estudo, estarão a atividade de inteligência de segurança pública, a diferenciação entre inteligência policial e investigação criminal, a gestão da informação e as atribuições da Divisão de Inteligência Policial da PCDF. Interceptação telefônica, inteligência de sinais, interceptação telemática, ferramentas de análise de vínculos, pesquisas de informações contidas nos sistemas corporativos da PCDF e inteligência cibernética também farão parte das discussões. A programação incluirá estudos de casos envolvendo operações da Polícia Civil do DF.

À frente da atividade acadêmica estarão representantes da Divisão de Inteligência Policial, do Departamento de Polícia Circunscricional e da Divisão de Apoio Técnico e Estratégico da Polícia Civil do Distrito Federal.

Participantes com, no mínimo, 85% de frequência no curso receberão certificado.

Informações adicionais podem ser obtidas com o Núcleo de Atendimento ao Usuário da ESMPU, pelo e-mail inscricoes@escola.mpu.mp.br.

Leia o edital de abertura de inscrições.