Curso estuda perícia técnica nas áreas de balística, psiquiatria e papiloscopia

Objetivo é desenvolver a aptidão para analisar e interpretar trabalhos técnicos periciais. Atividade será realizada em Brasília entre os dias 22 e 24 de maio. As 30 vagas disponíveis serão distribuídas entre membros e servidores do MPDFT e membros do MPF e do MPM.
publicado: 23/04/2012 18h28 última modificação: 31/03/2017 17h29

A Escola Superior do Ministério Público da União (ESMPU) promoverá em Brasília, entre os dias 22 e 24 de maio, o Curso de AperfeiçoamentoPerícia técnica: balística, psiquiatria (sanidade mental e dependência química) e papiloscopiaTurma 1. A proposta da atividade acadêmica é desenvolver nos participantes a aptidão para analisar e interpretar trabalhos técnicos periciais.

O curso oferece 30 vagas, assim distribuídas: 12 para membros do MPDFT, 11 para servidores do MPDFT, 4 para membros do MPF e 3 para membros do MPM. As inscrições podem ser feitas até as 12h do dia 2 de maio, somente pelo endereço www.escola.mpu.mp.br, linkInscrições. A ESMPU custeará a participação dos membros lotados fora da capital federal.

A programação contará com 16 horas de estudos divididos nos seguintes temas: balística forense, papiloscopia e sanidade mental e dependência química. As aulas serão ministradas por peritos da Polícia Civil do Distrito Federal e do Juizado Especial Federal do DF.

Na primeira parte da atividade, os participantes estudarão a importância da balística forense, os exames comparativos e residuográficos, os tipos de projéteis, os padrões para confronto, entre outros assuntos. No tópico dedicado à papiloscopia, além dos princípios fundamentais sobre a área, serão discutidos os conceitos e elementos constitutivos da datiloscopia, as anomalias, as técnicas de pesquisa em arquivo monodactilar, os tipos de superfícies onde podem ser encontradas impressões digitais, as precauções e os procedimentos normais de levantamento.

A terceira parte do curso abordará os conceitos de insanidade mental e dependência química, a classificação das doenças mentais, a simulação da loucura, a psicologia judiciária, além da quesitação de laudos de insanidade e de dependência. Participantes com 75% de frequência mínima no curso receberão certificado emitido pela ESMPU.

Informações adicionais podem ser obtidas com o Núcleo de Atendimento ao Usuário da Escola, pelo e-mail inscricoes@escola.mpu.mp.br.

Leia o edital completo e a programação do curso.