Curso estuda sistemas de informações do Governo Federal

Atividade será promovida em Brasília entre os dias 27 e 29 de junho. Objetivo é capacitar membros do Ministério Público da União para realizar consultas em sítios governamentais, de forma a simplificar o acesso a dados relevantes para sua atuação.
publicado: 30/05/2012 15h20 última modificação: 31/03/2017 17h26

De 27 a 29 de junho, a Escola Superior do Ministério Público da União (ESMPU) promoverá em Brasília o Curso de Aperfeiçoamento “Sistemas de Controle Governamental na Internet”, atividade que tem como objetivo capacitar membros do MPU para realizar consultas em sites do Governo Federal, de forma a simplificar o acesso a informações relevantes para sua atuação.

O treinamento conta com 30 vagas para membros dos quatro ramos, sendo 22 para o Ministério Público Federal (MPF), 3 para o Ministério Público do Trabalho (MPT), 3 para o Ministério Público do Distrito Federal e Territórios (MPDFT) e 2 para o Ministério Público Militar (MPM). Os interessados poderão inscrever-se até as 12h do dia 6 de junho, somente pelo endereço www.escola.mpu.mp.br, link “Inscrições”. A ESMPU custeará as despesas com transporte, hospedagem e alimentação aos participantes lotados fora da capital federal.

Programação – Com carga horária de 16 horas-aula, o curso apresentará oito sítios de Internet do Governo Federal, destacando características, funcionalidades dos sistemas informatizados e meios de consulta. Entre os sites e sistemas estudados estarão o Portal da Transparência, que reúne informações sobre a aplicação dos recursos federais; o Sistema Integrado de Administração Financeira (SIAFI), principal instrumento utilizado para registro, acompanhamento e controle da execução orçamentária, financeira e patrimonial do Governo Federal; e o Sistema Integrado de Administração de Serviços Gerais (SIASG)-Comprasnet, que acompanha a gestão de licitações, contratações, edificações públicas, veículos oficiais e comunicações administrativas.

A programação contará ainda com apresentações sobre o Sistema de Convênios do Governo Federal (SICONV); os Sistemas Integrados de Administração de Recursos Humanos (SIAPE) e de Planejamento e Orçamento (SIOP); e os Sistemas de Informações sobre Orçamentos Públicos em Educação (SIOPE) e em Saúde (SIOPS). As aulas serão ministradas por representantes dos órgãos responsáveis pela administração desses sites e sistemas informatizados. Participantes com, no mínimo, 75% de frequência receberão certificado emitido pela ESMPU.

Informações adicionais podem ser obtidas com o Núcleo de Atendimento ao Usuário da Escola, pelo e-mail inscricoes@escola.mpu.mp.br.

Clique aqui para ler o edital completo e a programação.