Curso estuda técnicas de investigação criminal e perícias

Voltado para membros do MPF, do MPM e do MPDFT, treinamento envolverá temas como colaboração premiada, perícias da Polícia Federal, técnicas especiais e ferramentas de investigação. Aulas serão ministradas em Brasília no período de 22 a 24 de julho.
publicado: 26/05/2015 17h37 última modificação: 31/03/2017 17h27

Estão abertas as inscrições para o Curso de Aperfeiçoamento “Técnicas de investigação criminal e perícias”, atividade acadêmica que a Escola Superior do Ministério Público da União (ESMPU) realizará em Brasília no período de 22 a 24 de julho. Voltado para membros do MPF, do MPM e do MPDFT, o treinamento tem como foco a capacitação para a produção e a obtenção de elementos de convicção de interesse para investigações criminais, além da condução eficiente de inquéritos policiais e procedimentos investigatórios criminais, sobretudo em crimes graves e de maior complexidade.

A ESMPU oferece 20 vagas para membros do MPF, 3 vagas para membros do MPDFT e 2 vagas para membros do MPM. Os interessados deverão inscrever-se até as 12h do dia 29 de junho pelo endereço https://escola.mpu.mp.br, link “Inscrições”. A seleção dos inscritos será feita por sorteio eletrônico. Haverá custeio de participação para os membros lotados fora da capital federal.

Programação – As 16 horas-aula do curso serão distribuídas em quatro temas principais. Na primeira aula, o secretário de Cooperação Jurídica Internacional da Procuradoria Geral da República (PGR), Vladimir Barros Aras, abordará as técnicas especiais de investigação. Na sequência, os peritos da Polícia Federal (PF) Eduardo Siqueira Costa Neto e Acir de Oliveira Júnior falarão sobre as perícias da PF e a interlocução com o Ministério Público Federal (MPF).

A colaboração premiada será o tema da terceira aula, ministrada pelo procurador da República Deltan Martinazzo Dallagnol. Na última parte da atividade acadêmica, o assessor-chefe da Secretaria de Pesquisa e Análise da PGR (SPEA/PGR), Gilberto Guimarães Mendes Júnior, e o assessor-chefe da Assessoria de Pesquisa da SPEA/PGR, Fausto Arantes Porto, apresentarão as principais ferramentas do MPF para investigação.

Participantes com, no mínimo, 85% de frequência no curso receberão certificado. Mais informações podem ser obtidas com o Núcleo de Atendimento ao Usuário da ESMPU, pelo e-mail inscricoes@escola.mpu.mp.br.

Clique aqui para ler o edital e a programação.