Curso estuda técnicas de investigação no combate à improbidade administrativa

Exclusivo para servidores do MPF, treinamento contará com aulas sobre ferramentas informatizadas e outros instrumentos que possam auxiliar as investigações conduzidas pelo Ministério Público. Inscrições seguem até as 12h do dia 4 de agosto.
publicado: 07/07/2014 17h27 última modificação: 31/03/2017 17h30

A Escola Superior do Ministério Público da União (ESMPU) abriu inscrições para o Curso de Aperfeiçoamento “Técnicas de instrução de inquérito civil e PIC nos casos de corrupção e improbidade administrativa”, atividade acadêmica que será realizada em Brasília entre os dias 26 e 28 de agosto.

Exclusivo para servidores do Ministério Público Federal (MPF), o treinamento busca aprimorar o perfil investigativo do MPU, apresentando técnicas novas e tradicionais de investigação para elucidação de casos de corrupção e de improbidade administrativa.

Os interessados nas 35 vagas disponíveis poderão inscrever-se até as 12h do dia 4 de agosto, pelo endereço http://escola.mpu.mp.br, link “Inscrições”. A ESMPU custeará a participação dos servidores lotados fora da capital federal.

Programação – Com 16 horas-aula, o curso estudará técnicas de investigação criminal e instrumentos criados pela Secretaria de Pesquisa e Análise (SPEA) para auxiliar as investigações do Ministério Público Federal.

As aulas também destacarão o uso de ferramentas informatizadas – tais como os portais de transparência e as redes abertas e fechadas de acesso à informação – para a obtenção de dados relativos ao processo orçamentário federal, às licitações, aos contratos e aos convênios realizados por órgãos federais, à destinação de verbas para a educação e a saúde, à prestação de contas eleitorais, entre outros. A programação contará ainda com estudos sobre investigação patrimonial e medidas assecuratórias.

O treinamento será ministrado pelos procuradores da República Daniel de Resende Salgado e Eduardo Ribeiro Gomes El-Hage e pelo delegado de Polícia Civil do Estado da Bahia Jardel Peres de Azevedo.

Participantes com 85% de frequência mínima receberão certificado emitido pela ESMPU.

Informações adicionais podem ser obtidas pelo e-mail inscricoes@escola.mpu.mp.br.

Leia o edital de abertura de inscrições.