Curso híbrido discute a efetivação da Agenda ONU 2030 nas atividades finalísticas do Ministério Público

Inscrições para participação presencial terminam em 8 de maio; inscrições on-line seguem até 3 de junho. Capacitação acontece nos dias 18 e 19 de junho, na sede da ESMPU, com transmissão pelo Moodle
publicado: 18/04/2024 13h03 última modificação: 29/04/2024 18h58
Ilustração

A Escola Superior do Ministério Público da União (ESMPU) abriu inscrições para o curso de aperfeiçoamento “O sistema ONU, acesso ao sistema interamericano de Direitos Humanos e a efetivação da Agenda 2030 da ONU nas atividades finalísticas do Ministério Público”. A capacitação será realizada na modalidade híbrida nos dias 18 e 19 de junho, das 8h30 às 18h. Interessados poderão optar pela participação presencial, na sede da ESMPU, com prazo de inscrição até 8 de maio (inscreva-se), ou remota, cujo prazo segue até 3 de junho, pelo Moodle (inscreva-se).

Foram disponibilizadas 115 vagas para membros e servidores do MPU e do CNMP: 15 vagas com custeio para a turma presencial e 100 vagas para o grupo EaD. Não será permitida a inscrição simultânea nas duas modalidades, sob pena de cancelamento da participação na atividade. A ESMPU arcará com o pagamento de bolsa-capacitação e passagens para os 15 primeiros discentes classificados do MPT, além de 5 membros do GEAF indicados pela orientadora pedagógica, que não estejam lotados no Distrito Federal e regiões metropolitanas.

Os candidatos serão selecionados por classificação. A certificação será emitida para o participante que obtiver frequência mínima de 85%, devidamente registrada. Terá preferência aquele que atuar em matéria relacionada ao tema do curso e que ainda não tenha participado de outra atividade acadêmica oferecida pela ESMPU no ano letivo.

O curso pretende revisar a Agenda 2030, o Sistema ONU e os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS); proporcionar reflexões sobre os desafios para efetivação dos ODS no Brasil; relacionar a atividade meio e fim do Ministério Público com esses Objetivos, a fim de delimitar ações concretas; e discutir o acesso ao sistema interamericano de direitos humanos.

A orientadora pedagógica é a procuradora do Trabalho e secretária adjunta de Cooperação Internacional Trabalhista do MPT Sofia Vilela de Moraes e Silva, que também será uma das capacitadoras, juntamente com os procuradores do Trabalho Augusto Grieco Sant'Anna Meirinho e Renan Bernardi Kalil.

Consulte o edital e o projeto pedagógico ou entre em contato pelo e-mail inscricoes@escola.mpu.mp.br para receber mais informações.

Atividade: Curso de aperfeiçoamento “O sistema ONU, acesso ao sistema interamericano de Direitos Humanos e a efetivação da Agenda 2030 da ONU nas atividades finalísticas do Ministério Público”
Inscrição: até as 12h de 8 de maio (presencial) ou até as 12h de 3 de junho (EaD)
Período de realização: 18 e 19 de junho, das 8h30 às 18h
Modalidade: híbrida