Curso interdisciplinar apresenta problemas da exposição ocupacional a agentes cancerígenos

Atividade presencial ocorre nos dias 24, 25 e 26 de maio na sede da ESMPU. Público-alvo são membros e servidores do MPT
publicado: 19/04/2022 18h30 última modificação: 20/04/2022 15h00

Estão abertas as inscrições, até as 12h de 23 de abril, do curso de aperfeiçoamento "Câncer relacionado ao trabalho: aspectos teóricos e práticos relevantes à atuação do Ministério Público do Trabalho", na modalidade presencial. A atividade será realizada nos dias 24, 25 e 26 de maio na sede da Escola Superior do Ministério Público da União (ESMPU), em Brasília. O orientador pedagógico do curso, e um dos capacitadores, é o procurador do Trabalho André Magalhães Pessoa. Inscreva-se.

O objetivo da atividade é capacitar membros e servidores do MPT para identificar casos de câncer relativos ao trabalho, a fim de promover intervenções na atuação finalística, sob o aspecto coletivo, para o enfrentamento dos problemas relacionados à exposição a agentes cancerígenos no meio ambiente laboral. O treinamento contará com médicos, professores, pesquisadores e membros do MPT.

Foram disponibilizadas 40 vagas para membros e servidores do MPT, ocupantes dos cargos de analista (Direito e Perito). Os inscritos serão selecionados por sorteio eletrônico e terão preferência os candidatos que atuam em matéria relacionada à temática do curso e, no ano letivo, ainda não tenham participado de outra atividade acadêmica oferecida pela ESMPU. Após a confirmação de participação, o candidato deverá enviar o comprovante de vacinação contra a covid-19 para o e-mail niat@escola.mpu.mp.br.

No caso dos servidores, terá prioridade o analista/Direito que atua em ofício de membro integrante de Grupo de Atuação Especial Trabalhista (Gaet) ou de Gerência de Projetos Estratégicos Nacionais da Coordenadoria Nacional de Defesa do Meio Ambiente do Trabalho (Codemat). Em relação ao analista/Perito, a prioridade será para aquele em exercício em setor pericial e que atue em inspeções e perícias em segurança e saúde no trabalho atinentes a procedimentos finalísticos.

Custeio – A ESMPU arcará com o pagamento de bolsa-capacitação e passagens para até 20 participantes selecionados por sorteio. O custeio é destinado para quem está lotado ou tem exercício fora de Brasília ou da Região Integrada de Desenvolvimento do Distrito Federal e Entorno (Ride).

Medidas sanitárias – Em observação aos protocolos de segurança sanitária para evitar a transmissão da covid-19, a atividade será realizada no auditório térreo da ESMPU, com ambiente ventilado e ocupação reduzida em 50% da capacidade total. A temperatura dos participantes será aferida na entrada do evento. A utilização de máscaras de proteção facial seguirá o estabelecido pelo Poder Executivo local, nos termos da Portaria ESMPU n. 30/2022. Recomenda-se, contudo, seu uso em virtude da persistência dos riscos relativos ao coronavírus.

Para mais informações, consulte o edital e o projeto pedagógico ou entre em contato pelo e-mail inscricoes@escola.mpu.mp.br.

Atividade: "Câncer relacionado ao trabalho: aspectos teóricos e práticos relevantes à atuação do Ministério Público do Trabalho"
Inscrição: até as 12h de 23 de abril (inscreva-se)
Período de realização: 24, 25 e 26 de maio
Modalidade: presencial