Curso na Itália estuda combate ao crime organizado

Promovida pela International Experience e pela Università degli Studi di Roma Tor Vergata, atividade será realizada em Roma entre 4 e 15 de maio de 2015. Instituições oferecem 11 vagas a membros do MPDFT e do MPF, além de membros que atuam nas CCRs, que poderão se inscrever até as 12h do dia 27 de outubro.
publicado: 16/10/2014 17h22 última modificação: 31/03/2017 17h29

A Escola Superior do Ministério Público da União (ESMPU) abriu processo seletivo para o Curso de Aperfeiçoamento “Crime Organizado”, promovido pela International Experience, instituição que promove relações culturais entre Brasil e Itália, em parceria com a Università degli Studi di Roma Tor Vergata. As aulas serão ministradas entre 4 e 15 de maio de 2015, em Roma. Além do treinamento, os participantes farão visitas institucionais às Cortes di Cassazione e Costituzionale e ao Parlamento italiano.

O curso é voltado para membros do Ministério Público do Distrito Federal e Territórios (MPDFT) e do Ministério Público Federal (MPF) e para membros que atuem nas seguintes Câmaras de Coordenação e Revisão (CCRs): 2ª CCR – Criminal; 5ª CCR – Combate à Corrupção; e 7ª CCR – Controle Externo da Atividade Policial e Sistema Prisional.

As instituições oferecem 11 vagas, sendo três para o MPF; duas para o MPDFT; e duas para cada uma das Câmaras de Coordenação e Revisão. Os interessados deverão se inscrever até as 12h do dia 27 de outubro, pelo endereço https://escola.mpu.mp.br, link “Inscrições”.

Os membros do MPDFT e do MPF serão selecionados por sorteio eletrônico. O preenchimento das vagas destinadas às CCRs será feito por indicação.

O valor total da atividade por aluno é de 2.550 euros (quarto individual) e 2.450 euros (quarto duplo). A ESMPU subsidiará 640 euros por participante. O pagamento poderá ser feito por transferência bancária ou cartão de crédito, conforme descrito no edital de abertura de inscrições (clique aqui).

Conteúdo – O curso de 60 horas-aula será ministrado em italiano. Durante as aulas, haverá tradução simultânea para o português. As visitas institucionais contarão com tradução consecutiva.

Durante o treinamento, serão debatidas questões como os problemas jurídicos do antiterrorismo, o sistema penal da lavagem de dinheiro, o papel da Guardia de Finanza, a lavagem de dinheiro das organizações criminais, o crime cibernético, a apreensão de bens preventiva e contra as organizações criminosas, a atuação dos órgãos de fiscalização tributária na Itália e o controle pelo Poder Judiciário.

O certificado de participação será emitido pela Università degli Studi di Roma Tor Vergata.

Informações adicionais podem ser obtidas com o Núcleo de Atendimento ao Usuário da ESMPU, pelo e-mail inscricoes@escola.mpu.mp.br.