Notícias

Curso na Itália para membros do MPF e MPDFT aborda combate ao crime organizado

Atividade vai abordar, dentre outros assuntos, código anti-máfia, lavagem de dinheiro no Direito italiano e europeu e combate à corrupção na experiência italiana. Inscrição até 24 de agosto
publicado: 17/08/2017 15h34 última modificação: 17/08/2017 15h34
Ilustração

Ilustração

A Escola Superior do Ministério Público da União (ESMPU) abriu inscrições para o curso presencial “Combate ao crime organizado: máfias, corrupção e terrorismo”, que acontece de 07 a 16 de maio de 2018, na Universidade de Roma Tor Vergata, na Itália. 

A atividade oferece 15 vagas: 11 para membros do MPF e quatro para membros do MPDFT. Os interessados podem se inscrever até as 12h de 24 de agosto pelo endereço https://escola.mpu.mp.br, linkInscrição e Resultados”. A seleção é por sorteio eletrônico. 

O treinamento será ministrado em italiano. Durante as aulas presenciais haverá tradução simultânea e durante as visitas institucionais, tradução consecutiva (não simultânea/recapitulação resumida) para o português. 

Com 60 horas-aula, entre aulas presenciais e visitas oficiais com seminário, o curso vai abordar: introdução ao código anti-máfia; normativa sobre a lavagem de dinheiro no Direito italiano e europeu; investigações; sistema penal da lavagem de dinheiro; corrupção e crime organizado; combate à corrupção na experiência italiana; lavagem das organizações criminais; delação premiada no sistema italiano; cyber-crime; estrutura de combate às organizações criminosas; procuradoria anti-máfia; cárcere duro no CPP Italiano; Direito penitenciário; terrorismo Islâmico; apreensão de bens preventiva e contra as organizações criminosas; atuação dos órgãos de fiscalização tributária na Itália e o controle pelo poder Judiciário; transação e recuperação de ativos na experiência italiana. 

A ESMPU não arcará com pagamento das despesas do curso, que deverá ser custeado pelo próprio participante, além de outras despesas decorrentes como passagens aéreas, alimentação e traslado. 

O valor da atividade é de 2.770 euros, caso o participante opte por quarto individual; 2.550 euros, para quarto duplo; e 3.450 euros para quarto de casal (1 participante e 1 acompanhante). O pagamento será dividido em duas parcelas: a primeira de 1.300 euros até o dia 16 de novembro de 2017 e a segunda parcela até o dia 10 de março de 2018. As orientações detalhadas para o pagamento estão na ficha de inscrição anexa a este edital. 

Estão incluídos os seguintes serviços no valor descrito acima: onze pernoites no hotel/campus da Universidade de Roma Tor Vergata; café da manhã; seis almoços; coffee-break durante as aulas; dois jantares: boas vindas e final do curso; cerimônia de encerramento; visitas institucionais; um transfer diário Campus X centro de Roma e vice-versa (nos dias de aula); tradução consecutiva durante as visitas; tradução simultânea durante as aulas; aluguel de equipamento de tradução simultânea; e acompanhamento por um representante da International Experience.  

O certificado será emitido pela Universidade de Roma Tor Vergata

Edital na íntegra
Ficha de inscrição

Secretaria de Comunicação Social
Escola Superior do Ministério Público da União
E-mail: secom@escola.mpu.mp.br
Telefone: (61) 3553-5300