Curso para membros e servidores discute tráfico de pessoas

Treinamento com 50 vagas acontece de 13 de julho a 21 de agosto, na modalidade de educação a distância. Interessados podem se inscrever até 26 de junho pela internet.
publicado: 12/06/2015 12h31 última modificação: 31/03/2017 17h28

Membros e servidores interessados já podem se inscrever para o curso a distância "Tráfico de Pessoas: conceito, modalidades e eixos para enfrentamento". A capacitação será realizada entre 13 de julho e 21 de agosto, no ambiente virtual de aprendizagem da Escola Superior do Ministério Público da União (ESMPU).

O treinamento, com duração de 60 horas-aula, vai oferecer aos participantes noções sobre as três modalidades principais de tráfico de pessoas: exploração sexual; exploração do trabalho análogo ao escravo; e remoção de órgãos. Além disso, pretende ressaltar os limites e as possibilidades de atuação do Ministério Público Federal (MPF) e do Ministério Público do Trabalho (MPT).

Estão disponíveis 50 vagas: 7 para membros e 14 para servidores do MPF; 7 para membros e 14 para servidores do MPT; e 3 para membros e 5 para servidores do MPDFT. As inscrições vão até as 12 horas do dia 26 de junho e deverão ser feitas pelo site escola.mpu.mp.br (link “Inscrições”). A seleção será por sorteio eletrônico.

Para participar, é necessário ter disponibilidade de, no mínimo, seis horas semanais para dedicação às atividades, facilidade de acesso a computadores e à Internet banda larga.

ConteúdoAo trabalhar a temática, o curso abordará conceitos básicos do enfrentamento ao tráfico de pessoas e dos seus eixos: prevenção, responsabilização, acolhimento às vítimas e fortalecimento das parcerias entre poder público e sociedade civil organizada. Ainda estarão em estudo a questão do tráfico para fins de trabalho análogo ao escravo; o tráfico internacional de seres humanos para exploração sexual; e a remoção de órgãos e tráfico de tecidos, órgãos e células humanas. Terão destaque também as boas práticas para o enfrentamento desse problema.

Ressalta-se que é preciso frequência mínima de 85% nas atividades definidas no plano de curso para receber o certificado emitido pela ESMPU.

Mais informações pelo e-mail inscricoes@escola.mpu.mp.br.

Veja aqui o edital completo.