Curso para servidores aborda gerenciamento de projetos na administração pública

Atividade a distância será realizada de 30 de maio a 8 de julho. Interessados podem se inscrever até 25 de abril.
publicado: 14/04/2016 13h54 última modificação: 31/03/2017 17h20

A Escola Superior do Ministério Público da União (ESMPU) abriu as inscrições para o curso a distância “Gerenciamento de projetos na administração pública”, voltado para servidores do MPU. Os interessados poderão se inscrever até as 12h do dia 25 de abril pelo linkInscrições” do endereço https://escola.mpu.mp.br.

O objetivo é capacitar os servidores para atuarem como gerentes de projetos, liderando equipes multidisciplinares e gerenciando recursos, tempo, orçamentos e riscos. Visa também auxiliar os participantes na implementação de projetos estratégicos relevantes para uma atuação institucional cada vez mais eficaz, com vistas a assegurar a efetiva e regular aplicação dos recursos públicos em benefício da sociedade.

Estão sendo oferecidas 100 vagas: 43 para o MPF, 35 para o MPT, 17 para o MPDFT, quatro para o MPM e uma vaga por indicação. A seleção será por sorteio eletrônico. Não é permitida a participação daqueles que estejam em período de férias ou de licença.

Com 60 horas-aula, o conteúdo do treinamento vai abordar, entre outros tópicos: projeto, subprojetos, programa e portfólio; stakeholders (partes interessadas); ciclo de vida de um projeto; gerente de projetos; metodologias de gerenciamento; fatores ambientais e ativos de processos organizacionais; estruturas organizacionais; importância do planejamento; gerenciamento de escopo, tempo, risco, custo, recursos humanos, aquisições, qualidade, comunicação e partes interessadas; mobilização, gerenciamento e desenvolvimento de equipe; monitoração e controle do projeto; controle integrado de mudanças; controle da qualidade; validação do escopo; controle de cronograma, custos, riscos, comunicações, aquisições e engajamento das partes interessadas; e encerramento das aquisições e do projeto.

Para participar é preciso ter disponibilidade de, no mínimo, seis horas semanais para dedicação e participação nas atividades, acesso à rede banda larga e conhecimentos básicos de Internet. Para receber certificado é necessário obter, no mínimo, 85% de frequência.

Todas as informações relativas ao curso estão disponíveis no edital.

Edital na íntegra