Curso para servidores aborda técnicas de elaboração de pareceres

Atividade é voltada para servidores do MPU e será realizada de 9 de maio a 20 de junho. Interessados podem se inscrever até 4 de abril.
publicado: 28/03/2016 14h55 última modificação: 31/03/2017 17h24

A Escola Superior do Ministério Público da União (ESMPU) abriu as inscrições para o curso a distância “Técnicas de elaboração de pareceres”, voltado para servidores do MPU. Os interessados poderão se cadastrar até as 12h do dia 4 de abril pelo linkInscrições” do endereço https://escola.mpu.mp.br.

O objetivo é capacitar os servidores para o reconhecimento da importância do texto e da linguagem nas atividades do MPU; domínio do conceito, finalidade, estrutura, padronizações, expressões adequadas e técnicas de elaboração de pareceres e de outros documentos técnicos; e redação de relatórios e pareceres de acordo com as normas de Redação Oficial. A atividade acontece entre os dias 9 de maio e 20 de junho, no ambiente virtual de aprendizagem da ESMPU.

Estão sendo oferecidas 100 vagas: 43 para o MPF, 35 para o MPT, 17 para o MPDFT, quatro para o MPM e uma vaga por indicação. A seleção será por sorteio eletrônico.

Com 60 horas-aula, o conteúdo do treinamento vai abordar, entre outros tópicos: características da linguagem técnica; competência textual; níveis de linguagem; elementos normativos; pontuação com elementos normativos; datas; siglas, abreviaturas e símbolos; citação; normas para indicação de fonte; referência; maiúscula ou minúscula; números; itálico ou negrito; referência a folhas; anexos, tabela, gráficos e quadro; formatação; itemização; expressões do vocabulário; estrutura de texto técnico e de parecer; técnicas de redação e de argumentação.

Para participar é preciso ter disponibilidade de, no mínimo, seis horas semanais para dedicação e participação nas atividades, acesso à rede banda larga e conhecimentos básicos de Internet.

Para receber certificado é necessário obter, no mínimo, 85% de frequência.

Mais informações podem ser obtidas pelo e-mail inscricoes@escola.mpu.mp.br.

Edital na íntegra.