Curso para servidores apresenta técnicas de pesquisa de informação jurídica

Objetivo é estudar ferramentas de busca nos serviços disponíveis na Web, a fim de auxiliar na instrução de ações do Ministério Público. São 30 vagas para assessores jurídicos, servidores lotados em gabinetes e analistas processuais e de biblioteconomia do MPF, do MPM e do MPDFT.
publicado: 12/09/2012 12h58 última modificação: 31/03/2017 17h25

Estão abertas até as 12h do dia 8 de outubro as inscrições para o Curso de AperfeiçoamentoTécnicas de Pesquisa de Informação Jurídica para Instrução Processual, atividade acadêmica que a Escola Superior do Ministério Público da União (ESMPU) promoverá em Brasília entre os dias 29 e 31 de outubro. O objetivo do treinamento é apresentar algumas técnicas de busca nos diversos serviços disponíveis na Web, a fim de otimizar o uso dessas ferramentas, auxiliando na instrução de ações do Ministério Público.

O curso é destinado a servidores que atuam na área fim ou que têm a informação jurídica como ferramenta de trabalho, tais como assessores jurídicos, analistas processuais, analistas de biblioteconomia e servidores lotados em gabinetes. A ESMPU oferece 30 vagas no total, sendo 25 para o MPF, 3 para o MPDFT e 2 para o MPM. Os interessados deverão inscrever-se pelo endereço www.escola.mpu.mp.br, opção “Inscrições”. Participantes lotados fora da capital federal terão as despesas com transporte, hospedagem e alimentação custeadas pela Escola.

ProgramaçãoA atividade terá como foco o estudo das fontes de informação jurídica, dos recursos tecnológicos de acesso à informação, das técnicas de pesquisa e da instrução informacional em procedimentos e processos. Entre outros temas, serão abordados conceitos e formas de documentação jurídica, tipologia das fontes, sistemas e bases de dados, fontes acadêmicas e de acesso livre e questões relacionadas à transparência pública e ao direito à informação.

A programação contará ainda com exercícios práticos e análise de casos concretos. O curso será ministrado pelo servidor Lucivaldo Barros, assessor de estudos e pesquisa jurídica da Procuradoria da República no Estado do Pará. A carga horária é de 16 horas-aula. Participantes com 75% de frequência mínima receberão certificado emitido pela ESMPU.

Informações adicionais podem ser obtidas com o Núcleo de Atendimento ao Usuário da Escola, pelo e-mail inscricoes@escola.mpu.mp.br.

Leia o edital completo e a programação.