Curso para servidores estuda língua portuguesa e técnicas de elaboração de pareceres

Ministrada na modalidade de educação a distância, atividade oferece 150 vagas. Objetivo é capacitar os participantes para redigir relatórios e pareceres jurídicos de acordo com as normas de redação oficial e a padronização adequada ao MPU.
publicado: 27/06/2014 12h13 última modificação: 31/03/2017 17h27

Estão abertas até as 12h do dia 11 de julho as inscrições para o Curso de Aperfeiçoamento “Língua portuguesa e técnicas de elaboração de pareceres”, que será realizado na modalidade de educação a distância no período de 28 de julho a 12 de setembro. O objetivo é capacitar servidores para redigir relatórios e pareceres jurídicos de acordo com as normas de redação oficial e a padronização adequada ao MPU, com clareza e argumentação eficiente.

A Escola Superior do Ministério Público da União (ESMPU) oferece 150 vagas aos servidores do MPU, sendo 66 para o MPF, 53 para o MPT, 25 para o MPDFT e seis para o MPM. Os interessados deverão inscrever-se pelo endereço http://escola.mpu.mp.br, link “Inscrições”. A seleção dos inscritos será feita por sorteio eletrônico.

Para participar do treinamento, é necessário ter disponibilidade de no mínimo seis horas semanais para dedicação às atividades do curso; contar com facilidade acesso a computadores e a banda larga; e possuir conhecimentos básicos de internet.

Entre os dias 28 de julho e 1º de agosto, haverá curso de aprendizagem on-line, sendo facultativa a participação dos servidores que já cursaram esse módulo em outra atividade a distância realizada pela ESMPU.

Conteúdo programático – Com 60 horas-aula, o curso envolverá estudos sobre construção textual, padronizações e normalizações, coesão e coerência, uso adequado do vocabulário e das expressões jurídicas, técnicas de produção de textos e modelos de relatórios e pareceres adequados. A programação contará ainda com aulas sobre aspectos gramaticais, Novo Acordo Ortográfico da Língua Portuguesa e revisão textual.

Servidores que obtiverem, no mínimo, 85% de participação nas atividades definidas no plano de curso receberão certificado.

Informações adicionais podem ser obtidas com o Núcleo de Atendimento ao Usuário da ESMPU, pelo e-mail inscricoes@escola.mpu.mp.br.

Leia o edital de abertura de inscrições.