Notícias

Curso sobre desafios na defesa dos direitos dos indígenas isolados tem novo prazo de inscrição

Interessados podem se inscrever até 17 de julho para participação virtual ou presencial sem custeio
publicado: 03/07/2024 17h38 última modificação: 08/07/2024 12h58
ilustração

ilustração

A Escola Superior do Ministério Público da União (ESMPU) prorrogou as inscrições, até as 12h de 17 de julho, para o curso de aperfeiçoamento "Os desafios na defesa dos direitos dos indígenas isolados e de recente contato". O treinamento será realizado na modalidade híbrida em 8 de agosto, das 9h às 18h. Há possibilidade de participação presencial, sem custeio de vagas, na sede da ESMPU, em Brasília-DF (inscreva-se), ou de forma remota, por plataforma de videoconferência (inscreva-se).

Foram disponibilizadas 125 vagas para membros e servidores do MPU, dos MPs estaduais e profissionais atuantes na temática. Estes últimos devem ser integrantes da Justiça Federal; dos Ministérios dos Povos Indígenas, do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome, da Saúde, e do Meio Ambiente; e de instituições como Funai, Instituto Chico Mendes, Conselho Indigenista Missionário, Coordenação das Organizações Indígenas da Amazônia Brasileira, Instituto Socioambiental e Observatório dos Povos Isolados e União dos Povos Indígenas do Vale do Javari.

Do total de vagas disponíveis, 35 são para a modalidade presencial e 90 para a modalidade EaD. Os candidatos serão selecionados por classificação ou indicação, conforme projeto pedagógico. Não será permitida a inscrição simultânea nas duas modalidades, sob pena de cancelamento da participação no curso.

A atividade tem 8 horas-aula e busca proporcionar aprendizagem sobre o contexto histórico e dos atuais desafios e complexidades para a defesa dos direitos dos povos em isolamento e de recente contato. O orientador pedagógico é o procurador da República Daniel Luis Dalberto. Os capacitadores são o historiador Elias Bigio, o médico especialista em Saúde Indígena Lucas Albertoni, os indigenistas Fábio Ribeiro e Beto Marubo e o indígena da tribo de Rio Branco-Rondônia Adonias Djeoromitxi.

Consulte o edital e o projeto pedagógico ou entre em contato pelo e-mail inscricoes@escola.mpu.mp.br para obter mais informações.

Atividade: Curso de aperfeiçoamento "Os desafios na defesa dos direitos dos indígenas isolados e de recente contato"
Inscrição: até as 12h de 17 de julho (presencial sem custeio e virtual)
Período de realização: 8 de agosto, das 9h às 18h
Modalidade: híbrida
Vagas: 125 (35 vagas presenciais sem custeio e 90 EaD)

Secretaria de Comunicação Social
Escola Superior do Ministério Público da União
E-mail: secom@escola.mpu.mp.br
Telefone: (61) 3553-5300