Curso sobre diversidade de povos originários e comunidades tradicionais está com inscrições abertas

Atividade EaD será realizada de 23 a 26 de abril. Inscrições podem ser feitas até 8 de abril
publicado: 26/03/2024 19h48 última modificação: 01/04/2024 18h10
ilustração

A Escola Superior do Ministério Público da União (ESMPU) abriu inscrições até as 12h de 8 de abril para o curso de aperfeiçoamento “Diálogo Intercultural: construindo pontes entre os saberes dos povos originários e das comunidades tradicionais”. A atividade será realizada na modalidade a distância síncrona no período de 23 a 26 de abril, das 14 às 18h, pela plataforma de videoconferência Moodle. Inscreva-se.

Foram disponibilizadas 160 vagas para membros e servidores do MPU, do Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP) e dos MPs estaduais e público externo. Com 15 horas-aula, o curso busca estimular a compreensão acerca da diversidade de segmentos originários e tradicionais presentes no território nacional, explorando as legislações vigentes que garantem a proteção dos direitos desses grupos, a partir de questões como gestão de terras tradicionalmente ocupadas, recursos naturais e conservação ambiental.

A orientadora pedagógica é a historiadora Andréa Valentim Alves Ferreira, mestranda em Sustentabilidade junto a Povos e Territórios Tradicionais da Universidade de Brasília (MESPT/UnB). Os capacitadores são a pesquisadora do Grupo de Pesquisa Educação, Saberes e Decolonialidades da UnB Daniela Barros Pontes e Silva; a subprocuradora-geral do Trabalho Edelamare Barbosa Melo; o membro do Maré – Atlântico Negro, Núcleo de Estudos em Cultura Jurídica e Atlântico Negro da Faculdade de Direito da UnB, Felipe Santos Estrela de Carvalho; a antropóloga Katia Cristina Favilla; e a professora de Direitos Humanos (PPGFDH/ UFGD) e coordenadora do Observatório de Protocolos Comunitários Liana Amin Lima da Silva.

Os candidatos serão selecionados por classificação, com prioridade para aqueles que atuam na área temática. O certificado será emitido para o participante que possuir frequência mínima de 85% nas atividades, devidamente registrada no Moodle.

Para mais informações, consulte o edital e o projeto pedagógico ou entre em contato pelo e-mail inscricoes@escola.mpu.mp.br.

Atividade: Curso de aperfeiçoamento “Diálogo Intercultural: construindo pontes entre os saberes dos povos originários e das comunidades tradicionais”
Inscrição: até as 12h de 8 de abril (inscreva-se)
Período de realização: 23 a 26 de abril, das 14h às 18h (exceto dia 24, das 14h às17h)
Modalidade: EaD síncrona