Cursos a distância: ESMPU abre inscrições para seis novas turmas

Dois cursos serão ministrados pelo Centro Educacional Tecnológico Brasileiro (Ceteb): “Língua Portuguesa e Redação” e “Português Jurídico”. Os outros quatro (“Conduta Ética”, “Prevenção à Corrupção”, “Direito das Agências Reguladoras” e “Instrumentos de Política Ambiental”) são da FGV.
publicado: 28/10/2009 11h00 última modificação: 31/03/2017 17h24

A ESMPU lançou editais de seis novos cursos de extensão a distância destinados a servidores dos quatro ramos do MPU. Dois deles - Língua Portuguesa e Redação e Português Jurídico - serão ministrados pelo Centro Educacional Tecnológico Brasileiro (Ceteb) e estão com inscrições abertas até o dia 3 de novembro. Os outros quatro cursos – Conduta Ética, Prevenção à Corrupção, Direito das Agências Reguladoras (exclusivo para bacharéis em direito) e Instrumentos de Política Ambiental – serão ministrados pela FGV Online, com inscrições abertas até as 10h de 6 de novembro. Para participar, os interessados devem preencher formulário eletrônico disponível na página da Escola, link “Inscrições”.

Os dois cursos do Ceteb têm carga horária de 50 horas-aula. O módulo “Português Jurídico” vai abordar o vocabulário jurídico, os erros de preciosismo e de rebuscamento, o uso adequado dos termos jurídicos, além de competências textuais (qualidades e defeitos de um texto, diferentes estruturas textuais, organização do pensamento, entre outros temas). O professor será Marcelo Paiva. Já o curso de “Língua Portuguesa e Redação” tem o objetivo de aprofundar as competências textuais, discutindo elegância, concisão e objetividade, conceitos de redação oficial, além de apresentar diversos modelos de texto. As aulas vão de 18 de novembro a 11 de fevereiro, com recesso previsto para o período entre 19 de dezembro e 10 de janeiro.

Com carga horária menor (30 horas/aula), os quatro cursos da FGV Online terão aulas entre 23 de novembro e 12 de fevereiro. Haverá recesso também entre 19 de dezembro e 10 de janeiro. O curso “Conduta Ética” pretende estudar, entre outros temas, a relação entre ética, moral e direito. No módulo “Prevenção à Corrupção”, os participantes vão analisar mecanismos para a promoção de um ambiente de integridade no setor público. Exclusivo para bacharéis em direito, o curso “Direito das Agências Reguladoras” estuda as mudanças do papel estatal e a regulação das atividades econômicas, do uso de bens públicos e da prestação de serviços públicos. Conceitos e informações sobre práticas de gestão ambiental, política nacional do meio ambiente, entre outros, serão debatidos no módulo “Instrumentos de Política Ambiental”.

Capacitação dos servidores - As seis turmas com editais lançados nesta semana estão inseridas no programa de capacitação de servidores da ESMPU, que ofereceu mais de 1.400 vagas em cursos de extensão a distância. Em fevereiro, serão abertas mais 400 vagas nas duas últimas turmas do programa: “Português Jurídico (turma 2)” e “Língua Portuguesa e Redação (turma 2)”. Todos os cursos são na modalidade a distância.