Cursos a distância oferecem 150 vagas para servidores do CNMP

“Elaboração de Textos Públicos – Redação Oficial” será ministrado em 20 horas e “Língua Portuguesa”, em 40 horas. Início das aulas está previsto para 28 de novembro. Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP) indicará os participantes.
publicado: 22/11/2011 12h27 última modificação: 31/03/2017 17h27

A Escola Superior do Ministério Público da União (ESMPU) abriu inscrições para os Cursos de Aperfeiçoamento “Elaboração de Textos Públicos – Redação Oficial” e “Língua Portuguesa”. As duas atividades acadêmicas serão ministradas na modalidade de ensino a distância, a partir do dia 28 de novembro.

Cada treinamento oferece 75 vagas, que serão preenchidas por servidores indicados pelo Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP). Os indicados deverão inscrever-se até as 23h59 desta terça-feira, 22 de novembro, somente pelo endereço www.escola.mpu.mp.br, link “Inscrições”. Caso não possua cadastro no sistema, o servidor deverá clicar na opção “Cadastre-se”, no menu lateral esquerdo. Problemas com o envio da inscrição deverão ser informados pelo e-mail inscricoes@escola.mpu.mp.br. A ESMPU divulgará a relação de participantes até o dia 25 de novembro.

Conteúdo programático – O curso “Elaboração de Textos Públicos – Redação Oficial” apresentará aos participantes os conceitos vinculados à matéria, a linguagem, as questões sobre objetividade e concisão, a elegância na escrita, os vocabulários e as expressões, os principais erros gramaticais, os pronomes de tratamento, o vocativo e os modelos de atos administrativos, como ofício, memorando e declaração. A atividade tem carga horária de 20 horas-aula.

Durante o curso de “Língua Portuguesa”, os servidores do CNMP estudarão temas ligados à comunicação e à gramática avançada, tais como padronização e normalizações, coerência e coesão, construção do texto, regência nominal e verbal, pontuação, concordância nominal e verbal, além das mudanças implantadas pelo Novo Acordo Ortográfico. A carga horária total é de 40 horas-aula.

A ESMPU emitirá certificado para os participantes que obtiverem, no mínimo, 75% de aproveitamento no curso.

Informações adicionais podem ser obtidas no edital de abertura de inscrições (clique aqui) ou com a Central de Atendimento ao Usuário da Escola, pelo e-mail cau@escola.mpu.mp.br.