Dia Mundial do Meio Ambiente: ESMPU e PR/DF realizam Feira Socioambiental

Na programação estão previstas palestras, feira de artesanato e oficinas
publicado: 23/05/2016 15h56 última modificação: 31/03/2017 17h27

A Escola Superior do Ministério Público da União (ESMPU) e a Procuradoria da República no Distrito Federal (PR/DF) realizam, nos dias 7 e 8 de junho, a Feira Socioambiental. Na programação do evento, em comemoração ao Dia Mundial do Meio Ambiente, estão previstas palestras, feira de artesanato, oficina de kokedama (tipo de arranjo japonês) e de papel reciclado, recolhimento de materiais eletrônicos, apresentação musical e sorteio de brindes.

Paralelamente à Feira Socioambiental, no dia 7 de junho, serão realizadas palestras abordando o papel dos órgãos públicos na redução do consumo de energia elétrica, a utilização de resíduos para a produção de energia e a produção e distribuição de energia solar. A abertura contará com a presença do diretor-geral da ESMPU, Carlos Henrique Martins, e do procurador-chefe da PR/DF, Marcus Marcelus Gonzaga Goulart.

Os interessados nas palestras podem se inscrever pelo endereço https://escola.mpu.mp.br, link “Inscrições”, até as 18h do dia 02 de junho. Com carga horária de 4 horas, esta atividade oferece 100 vagas e é aberta a membros e servidores do MPU e à comunidade externa. Leia mais aqui.

A Feira

A Feira de Socioambiental será aberta, a partir das 12 horas, com uma apresentação musical e o sorteio de brindes. Estará em exposição objetos como luminárias, cadernos, bolsas e acessórios produzidos pelos artesãos do grupo Concretamente BSB, a partir de materiais reciclados.

De acordo com a assessora de Sustentabilidade da ESMPU, Sandra Maria da Silva, a proposta do evento é discutir iniciativas em prol de um meio ambiente mais equilibrado. “É preciso que cada um faça sua parte porque ações aparentemente inocentes - quando praticadas por todos - provocam um grande impacto para o planeta”, afirma.

Oficinas - Os interessados em participar das oficinas devem enviar um e-mail para a Fundação Pedro Jorge, até o dia 02 de junho, informando sobre qual oficina deseja estar presente. Caso haja mais candidatos que vagas, a seleção obedecerá a ordem de envio da manifestação de interesse.

Confira a programação:

8h às 8h30

Credenciamento dos participantes

8h30 às 8h45

Abertura com o Diretor-Geral da ESMPU, Carlos Henrique Martins, e o Procurador- Chefe da PR/DF, Marcus Marcelus Gonzaga Goulart

8h45 às 9h15

Panorama da Energia Elétrica no Brasil, com o

Coordenador Geral de Eficiência Energética do Ministério de Minas e Energia, Carlos Alexandre Príncipe Pires

9h15 às 9h45

Formas de aproveitamento da Energia: biomassa e outros, com o assessor técnico do Centro de Gestão e Estudos Estratégicos (CGEE) Antonio Geraldo de Paula Oliveira

9h45 às 10h15

A Energia Solar e o impacto da atualização da Resolução nº 482 da ANEEL, com a professora da UNB Loana Nunes Velasco

10h15 às 10h30

Espaço para perguntas

Coffee break

11h às 11h30

Apresentação do Projeto 3E do MMA, com a analista de infraestrutura do Ministério do Meio Ambiente Alexandra Albuquerque Maciel

11h30 às 11h45

Espaço para perguntas

ESMPU

Encerramento e sorteio de brindes

12h

Abertura da Feira - Apresentação musical com artistas da casa: Emília Monteiro e Rafael Salles de Campos

Sorteio de brindes

Feira de artesanato - Grupo Concretamente BSB

Caixa de recolhimento de materiais eletrônicos

15h às 17 h

Oficina de kokedama, com Gabriel Nunes. Também chamado de “string garden” ou jardim de fio, o kokedama é um tipo de arranjo japonês. Consiste na utilização de uma bola de solo coberta com musgo como vaso para plantas ornamentais. O arranjo é preso ao teto por um fio de nylon ou arame.

Área externa

10h às 17h

Feira de artesanato - Grupo Concretamente BSB.

Sorteio de brindes

10h às 17h

Caixa de recolhimento de materiais eletrônicos

Hall do 1º S