Notícias

Diálogos Interdisciplinares: economista Elena Landau analisa impactos da pandemia no setor elétrico

A economista e advogada foi entrevistada pelo secretário de Planejamento e Projetos da ESMPU, Carlos Vinícius Ribeiro
publicado: 28/04/2020 14h39 última modificação: 30/04/2020 14h12
Ilustração com foto

Ilustração com foto

Os impactos da pandemia no setor elétrico brasileiro. Esse é o tema de mais um vídeo da série “Diálogos Interdisciplinares – a pandemia do Coronavírus”, que teve como convidada a economista e advogada Elena Landau, referência na área de regulação do setor elétrico no Brasil. Assista o vídeo completo aqui.

Entrevistada pelo secretário de Planejamento e Projetos da ESMPU, Carlos Vinícius Ribeiro, a especialista destacou as principais repercussões e as preocupações que assolam o segmento nesse período de crise. “De repente, houve uma queda de demanda muito abrupta em função do isolamento. E com isso, uma perda de receita significativa por desequilíbrios do mercado nas distribuidoras. E o segundo impacto é o da inadimplência”, explicou.

Para Landau, a crise no setor elétrico enfrentada na atualidade é diferente das que o Brasil já experimentou no passado. Ela cita o desafio de  2001, com o racionamento de energia e as mudanças climáticas decorrentes do fenômeno El Niño.  “A diferença dessa crise para a de 2001 é que nessa o setor elétrico não está sozinho. É uma crise generalizada”, afirmou.

Ao mencionar a Medida Provisória 950, editada pelo Governo Federal no dia 8 de abril deste ano, a economista revela preocupação com um possível aumento da tarifa de energia a ser repassada à sociedade. “Deve o consumidor também arcar com a perda de mercado e a inadimplência que foram geradas por um fato externo ou por iniciativa do Governo? Essa é a grande discussão”, frisou.

Por fim, Elena Landau ressaltou que os agentes privados, sobretudo o das distribuidoras, são altamente qualificados no setor elétrico e opinou sobre como o segmento pode enfrentar esse problema. “O que é importante é que as cabeças se unam, porque o setor é tecnicamente excelente. Vários agentes da distribuição são sócios de empresas de geração e podem organizar uma discussão que leve em conta o interesse comum à sociedade”, concluiu.

Série “Diálogos Interdisciplinares – a pandemia do Coronavírus”

Promovidos pela ESMPU, os encontros virtuais buscam fomentar a discussão, o debate e a reflexão sobre aspectos jurídicos, sociais e econômicos das medidas tomadas para combater a pandemia do coronavírus no Brasil e no mundo. 

Lançada no final de março, a série conta com a participação de acadêmicos, especialistas, economistas e juristas. Confira os episódios já disponibilizados aqui.

 

Secretaria de Comunicação Social
Escola Superior do Ministério Público da União
E-mail: secom@escola.mpu.mp.br
Telefone: (61) 3553-5300