Notícias

Diretor adjunto apresenta capacitações em compras públicas oferecidas pela ESMPU em fórum sobre a temática

Painel “Valorização, profissionalização e certificação dos Compradores Públicos” fez parte da programação I Fórum Nacional de Compras Públicas
publicado: 04/12/2018 18h34 última modificação: 05/12/2018 08h47
Exibir carrossel de imagens Alberto Balazeiro falou sobre os treinamentos que a ESMPU vai oferecer em 2019

Alberto Balazeiro falou sobre os treinamentos que a ESMPU vai oferecer em 2019

Durante debate sobre “Valorização, profissionalização e certificação dos Compradores Públicos”, o diretor-adjunto da Escola Superior do Ministério Público da União (ESMPU), Alberto Bastos Balazeiro, apresentou as capacitações que a instituição oferece dentro da temática. Ele ressaltou que, no próximo ano, a previsão é que sejam realizadas atividades acadêmicas nas áreas de gestão de risco nas contratações públicas, governanças, licitações e contratos administrativos, modernização e inovação. 

Em sua exposição, Alberto Balazeiro, fez um breve histórico da ESMPU, ressaltando que, apesar de ter sido criada em 1998, pela Lei n. 9.628, só foi oficialmente instalada em junho de 2000. A partir de então, o órgão passou a atuar em prol da capacitação profissional de membros e servidores dos quatro ramos do Ministério Público da União (MPU). “Somos mais voltados para o público interno do MPU. Nosso corpo de alunos gira em torno de 18 mil pessoas, entre membros e servidores. Entretanto, estamos ampliando o nosso leque de atividades de extensão para estreitar a interlocução com a sociedade”, explicou. 

Balazeiro citou que, em 2019, a Escola vai inaugurar centros de apoio regionais, permitindo a ampliação do acesso às capacitações presenciais, principalmente por servidores. Já estão previstas unidades em São Paulo, Rio Grande do Sul e Rio de Janeiro. 

Mostrando a importância da promoção de treinamentos em licitação, gestão e fiscalização contratos, acrescentou que, neste ano, a Escola começou a fazer parte da Rede Nacional de Compras Públicas (RNCP). A Rede, de natureza colaborativa, congrega instituições e unidades de compras de todos os entes federativos, dos três poderes, incluindo empresas estatais e terceiro setor para interação, cooperação e aperfeiçoamento das compras públicas no país.   

O painel aconteceu nesta terça-feira (04/12) e fez parte da programação do I Fórum Nacional de Compras Públicas. O diretor-adjunto dividiu o espaço com Ivan Lelis Bonilha, da Rede de Escolas dos Tribunais de Contas; Douglas Henrique Marin dos Santos, da Escola da Advocacia-Geral da União; e Otávio Lira Ferreira Maia Martins, da Escola de Administração Fazendária. 

Fórum Nacional – O I Fórum Nacional de Compras Públicas acontece até esta quarta-feira (05/12), em Brasília, na Confederação Nacional dos Municípios (CNM). A atividade é realizada pela RNCP e seus parceiros, entre eles a ESMPU. 

Para saber mais sobre a Rede Nacional de Compras Públicas (RNCP) clique em https://www.compraspublicasbrasil.gov.br/.

Secretaria de Comunicação Social
Escola Superior do Ministério Público da União
E-mail: secom@escola.mpu.mp.br
Telefone: (61) 3553-5300