Diretor-geral adjunto representa ESMPU na Festa Nacional Francesa

Evento é celebrado anualmente em memória da Tomada da Bastilha, em 1789, considerada um grande marco na história da França
publicado: 17/07/2023 17h09 última modificação: 17/07/2023 18h07

O diretor-geral adjunto da Escola Superior do Ministério Público da União (ESMPU), Manoel Jorge e Silva Neto, participou, na última sexta-feira (14/7), da Festa Nacional Francesa na embaixada do país, em Brasília. A data é celebrada anualmente em memória da Tomada da Bastilha, ocorrida em 1789, considerada um grande marco na história francesa, o qual desencadeou a queda do Antigo Regime e contribuiu para difundir o sentimento revolucionário francês, tido pelos historiadores como o início da Revolução Francesa.

A ESMPU e a Embaixada da França têm buscado estreitar o relacionamento interinstitucional, com a realização de seminários bilíngues e lançamentos de livros em língua francesa. A propósito, Silva Neto tem duas obras de Direito Constitucional escritas em francês.

Com os ideais de “liberdade, igualdade e fraternidade”, o movimento francês abriu as portas para o sentimento libertário que tomou conta de todo o mundo a partir de 1789. Para Silva Neto, a Revolução Francesa representou importantíssima ruptura do totalitarismo que caracterizava o exercício do poder político e consolidou as bases do constitucionalismo moderno.