Diretor-geral participa de lançamento literário de obra voltada para brasileiros e lusodescendentes

Jurista luso-brasileiro, Alcides Martins foi um dos convidados de honra da solenidade, que destacou os laços culturais entre Brasil e Portugal
publicado: 08/08/2022 12h23 última modificação: 16/08/2022 16h04

O diretor-geral da Escola Superior do Ministério Público da União (ESMPU), Alcides Martins, participou, como convidado de honra, do lançamento do livro “Festas d’Agonia – Viana do Castelo – Para Brasileiros e Lusodescendentes”, do jornalista e escritor brasileiro Igor Lopes. A solenidade, realizada em 5 de agosto, aconteceu na biblioteca municipal da cidade Viana do Castelo, em Portugal, e contou também com a presença do embaixador do Brasil em Portugal, Raimundo Carreiro Silva; do embaixador de Portugal no Brasil, Luís Faro Ramos; e do secretário de Estado do Mar de Portugal, José Maria Costa. Na ocasião, entre outros aspectos, foi dado destaque aos laços culturais entre Brasil e Portugal.

A obra, escrita no formato livro-reportagem, apresenta ao público brasileiro e aos lusodescendentes os bastidores das Festas d’Agonia, considerada “a romaria das romarias em Portugal” e que atrai milhares de visitantes a cada ano. “A celebração busca promover a cultura portuguesa, em um esforço para internacionalizar as tradições e a imagem de Viana do Castelo”, afirmou o autor Igor Lopes.

Para o diretor-geral, que nasceu em Portugal, o convite reforça o empenho de instituições portuguesas em aprofundar o intercâmbio acadêmico e cultural com a ESMPU e os brasileiros de uma forma geral. “É uma obra muito interessante, que retrata, sob o olhar de um brasileiro, a importância da religiosidade do povo português e o seu esforço de preservação e valorização cultural, um direito fundamental de todos os povos”, acrescentou.

O evento encerrou a participação do diretor em uma série de compromissos acadêmicos, frutos de acordos de cooperação realizados no mês de julho, como a participação no VIII Congresso Luso-Brasileiro de Direito Empresarial e Cidadania e no Seminário Internacional “Direito, Tecnologia e Inovações”. A presença de Alcides Martins ocorreu sem ônus para a ESMPU.