Diretora-geral se reúne com representantes de instituições de ensino, pesquisa e inovação alemãs

Encontro aconteceu nesta terça-feira (6/2), em São Paulo, no Centro Alemão de Ciência e Inovação, e teve como objetivo o desenvolvimento de parcerias para realização de projetos de pesquisa de interesse mútuo
publicado: 07/02/2024 14h39 última modificação: 07/02/2024 14h39
Foto: Divulgação/ESMPU

A diretora-geral da Escola Superior do Ministério Público da União (ESMPU), Raquel Branquinho, se reuniu com representantes de instituições de ensino, pesquisa e inovação alemãs (Freie Universität Berlin, Technical University of Munich, University of Potsdam, Reseach Funding Germany e Universidade de Münster) para o desenvolvimento de parcerias em projetos de pesquisa de interesse mútuo. O encontro aconteceu em São Paulo, nesta terça-feira, (6/2), no Centro Alemão de Ciência e Inovação (DWIH), e contou com a presença da coordenadora de ensino do Ministério Público Federal (MPF), a procuradora regional da República Sandra Kishi; o procurador da República Antônio Cabral; e o Gestor Executivo do DWIH, Márcio Weichert.

Durante o encontro, além de possíveis cooperações, foi discutida a possibilidade de, em conjunto com os quatro ramos do Ministério Público da União (MPU), serem oferecidos estágios de curta duração para estudantes alemães no Brasil, intermediados pela ESMPU. Ademais, em outra frente de atuação, está a promoção do acesso de membros e servidores do MPU a projetos de pesquisa, ensino e extensão de universidades e outros centros de referência germânicos.

Segundo Raquel Branquinho, essa reunião foi muito importante para um maior alinhamento dos projetos da ESMPU com as instituições alemãs representadas e para que estas pudessem conhecer um pouco da missão e atividades da Escola, contribuindo para o desenvolvimento de parcerias futuras.

A iniciativa fortalece o compromisso da ESMPU com a capacitação qualificada, interinstitucional e interdisciplinar. Tais objetivos estão alinhados com as metas traçadas no Plano de Desenvolvimento Institucional 2020-2024 para o ensino, a pesquisa e a extensão, entre as quais estão o intercâmbio de pesquisadores com sistemas de justiça nacional e internacional e o incentivo à participação de organismos e instituições internacionais.