Diretores da ESMPU prestigiam celebração dos 20 anos de inauguração da sede da PGR

Projetada por Oscar Niemeyer, obra durou seis anos e foi conduzida pelo então procurador-geral da República Geraldo Brindeiro, falecido em 2021 e homenageado no evento
publicado: 16/08/2022 14h46 última modificação: 16/08/2022 16h37
Exibir carrossel de imagens Foto: Leobark e Leonardo Prado/Secom/MPF

Foto: Leobark e Leonardo Prado/Secom/MPF

Os diretores da Escola Superior do Ministério Público da União (ESMPU), Alcides Martins e Manoel Jorge e Silva Neto, participaram do evento em comemoração aos 20 anos da inauguração da sede da Procuradoria-Geral da República (PGR), em Brasília, nesta segunda-feira (15/8). O edifício foi projetado pelo arquiteto Oscar Niemeyer, em 1995, a partir de solicitação do então procurador-geral da República Geraldo Brindeiro. Falecido em 2021, Brindeiro foi homenageado na cerimônia, com a entrega de medalha a familiares, pelos 50 anos de dedicação ao serviço público.

Brindeiro esteve à frente da instituição de 1995 até 2003 e conduziu todo o processo de construção da sede da PGR, que durou seis anos. Também foi responsável pela informatização e ampliação do MPF e pela fundação da Escola Superior do Ministério Público da União, em 2000. Durante sua gestão, foram realizados oito concursos da carreira, o que dobrou o quadro de procuradores da República.

“Neste complexo arquitetônico, somos inspirados pela arquitetura de Niemeyer e pelo legado de Geraldo Brindeiro. Ambos nos deixam uma obra e uma história que nos motivam a persistir nos ideais de liberdade e fraternidade ditados pela Constituição”, disse o procurador-geral da República, Augusto Aras.

Participaram da celebração representantes do Ministério Público, do Judiciário e do Legislativo. Durante a solenidade, Aras lançou o documentário “Do traço à realidade – a história da sede da Procuradoria-Geral da República projetada por Niemeyer” e a segunda edição do livro com o mesmo nome. Organizadas e produzidas pela Secretaria de Comunicação do MPF, as duas produções mostram o trabalho de diversos profissionais de arquitetura e engenharia, além de servidores e membros do MPF, para a construção do complexo da PGR na capital federal.