Notícias

Diretores-gerais compartilham suas memórias no Programa de História Oral da ESMPU

Iniciativa celebra os 25 anos da instituição, com depoimentos de todos os ex-dirigentes
publicado: 11/12/2025 21h43 última modificação: 11/12/2025 21h43

Como parte das celebrações dos 25 anos da Escola Superior do Ministério Público da União (ESMPU), o Programa de História Oral ganha um novo ciclo de entrevistas inéditas com todos os ex-diretores-gerais que passaram pela instituição. A iniciativa, que busca fortalecer e preservar a memória institucional, apresenta diferentes perspectivas sobre a construção e a evolução da Escola ao longo de sua trajetória. Os vídeos podem ser acessados pelo portal e pelo YouTube.

Criado para resgatar experiências e decisões que marcaram a história da Escola, o Programa de História Oral busca compreender como cada dirigente vivenciou os acontecimentos que moldaram a ESMPU. A partir de relatos pessoais, a iniciativa cria um acervo vivo, que amplia a compreensão sobre a identidade institucional e seus desafios ao longo de mais de duas décadas. “Celebrar 25 anos é também revisitar o caminho percorrido. Ao registrar a voz de quem dirigiu a Escola, reforçamos o compromisso de preservar nossa memória e de inspirar o futuro”, afirma a diretora-geral da ESMPU, Raquel Branquinho.

Episódios – O programa apresenta os vídeos da atual diretora-geral da ESMPU, Raquel Branquinho, e do diretor-geral adjunto, Manoel Jorge e Silva Neto; e dos ex-diretores Denise Abade, Alcides Martins, Eitel Pereira, Paulo Gonet, João Akira, Carlos Henrique Lima, Nicolao Dino, Rodrigo Janot, Lindôra Araújo e Sandra Cureau.

“A Escola é composta por pessoas que são engajadas, interessadas, que fazem o trabalho com entusiasmo. Quando eu penso na Escola, lembro com saudade do tempo que estive lá e com muito orgulho do que ela é hoje. O futuro está sendo desenhado agora", destaca o procurador-geral da República, Paulo Gonet, em trecho de seu relato.

Continuam disponíveis e permanecem como parte fundamental do acervo os depoimentos dos subprocuradores-gerais da República Luiza Frischeisen, Ela Wiecko e Marcelo Muscogliati; da procuradora regional da República Geisa Rodrigues; e do promotor de Justiça do MPDFT Thiago Pierobom.

Programa de História Oral – Instituído pela Portaria ESMPU n. 108/2022, o Programa de História Oral articula pesquisa documental e bibliográfica, intercâmbio com outros Ministérios Públicos que desenvolvem iniciativas semelhantes e estímulo à pesquisa de temas de interesse da instituição. Integrado à política de memória institucional da ESMPU, o programa contribui para preservar documentos, entrevistas, registros, objetos e marcos históricos que compõem a trajetória da Escola desde sua criação legal, em 1998, e sua instalação oficial, em 2000.

Secretaria de Comunicação Social
Escola Superior do Ministério Público da União
E-mail: secom@escola.mpu.mp.br
Telefone: (61) 3553-5300