Notícias

Diretoria da ESMPU recebe visita de representantes da Escola Superior de Defesa

Intermediado pelo procurador de Justiça Militar Alexandre Saraiva, o encontro buscou integrar os dirigentes das duas instituições com o objetivo de promover parcerias acadêmicas
publicado: 26/04/2023 11h33 última modificação: 26/04/2023 11h33
Exibir carrossel de imagens Fotos: Divulgação/ESMPU

Fotos: Divulgação/ESMPU

Os diretores geral e adjunto da Escola Superior do Ministério Público da União (ESMPU), Alcides Martins e Manoel Jorge e Silva Neto, receberam, nesta terça-feira (25/4), a visita dos representantes da Escola Superior da Defesa (ESD): o chefe de departamento acadêmico, Carlos Henrique Teche; o coordenador de estudos, pesquisa, difusão e intercâmbio, José Roberto Pinho de Andrade Lima; e o pró-reitor de pesquisa e pós-graduação, João Franswilliam Barbosa. O encontro, intermediado pelo procurador de Justiça Militar Alexandre Saraiva, buscou integrar os dirigentes das duas Escolas, a fim de promover parcerias acadêmicas e estreitar relações interinstitucionais. 

Entre os assuntos abordados, foi discutido o interesse de se fomentar a cultura da defesa por meio de pesquisas e atividades com foco em inteligência estratégica, governança, gestão de recursos e combate ao crime. Os representantes da ESD afirmaram acreditar que o aglutinamento de civis, militares e representantes do Ministério Público é capaz de ampliar o debate e o conhecimento sobre o papel da defesa nacional, além de ajudar na proposição de medidas voltadas para combater crimes nas fronteiras do Brasil. 

Ao recepcionar os visitantes, Alcides Martins reforçou o interesse da ESMPU em estabelecer parcerias e frisou ser necessária uma profunda reflexão acerca das ações do crime organizado, a fim de coibir o enfraquecimento dos poderes do Estado, do Ministério Público e do sistema de justiça.  

Já Manoel Jorge chamou atenção para o engajamento da ESMPU no combate à macrocriminalidade e ao crime organizado, citando como exemplos mais recentes o curso de aperfeiçoamento “Novas perspectivas sobre o combate ao crime organizado no contexto europeu e latino-americano” e o seminário internacional "Cibersegurança, cibercriminalidade e criminalidade organizada transnacional”, ambos realizados em março de 2022. Ele destacou, ainda, o interesse e a disponibilidade da Escola para a construção conjunta de mais atividades ligadas à temática. 

Escola Superior de Defesa – A Escola Superior de Defesa (ESD) foi criada em 1º de outubro de 2021, por meio do Decreto Presidencial n. 10.806, de 23 de setembro de 2021. A instituição, ligada ao Ministério da Defesa (MD), realiza estudos, pesquisas, extensão, difusão, ensino e intercâmbio em temas de interesse da defesa nacional, com foco prioritário nos servidores civis dos Poderes Executivo, Legislativo e Judiciário e de instituições de interesse da Defesa, atendendo, também, os militares das Forças Armadas e Auxiliares. 

Secretaria de Comunicação Social
Escola Superior do Ministério Público da União
E-mail: secom@escola.mpu.mp.br
Telefone: (61) 3553-5300