Disponíveis três novos vídeos de cursos de aperfeiçoamento

Membros e servidores cadastrados na plataforma de videoaulas da ESMPU poderão assistir aos treinamentos “Previdência e assistência social: custeio e benefícios”, “Discriminação: novas discussões” e “As reformas pontuais do Código de Processo Penal”.
publicado: 19/12/2013 15h53 última modificação: 31/03/2017 17h26

A Escola Superior do Ministério Público da União (ESMPU) colocou à disposição dos membros e servidores do MPU os registros em vídeo de três atividades acadêmicas realizadas em 2013. Os usuários cadastrados na plataforma de videoaulas da ESMPU agora poderão assistir aos Cursos de Aperfeiçoamento “Previdência e assistência social: custeio e benefícios”, “Discriminação: novas discussõese “As reformas pontuais do Código de Processo Penal .

Promovido em Brasília entre os dias 11 e 13 de setembro, o Curso de Aperfeiçoamento “Previdência e assistência social: custeio e benefícios” reuniu membros do MPF e do MPT para estudar a área de previdência e assistência, contextualizando as demandas individuais em uma perspectiva coletiva e relacionando a proteção do custeio com a política de benefícios. Entre os capacitadores, estiveram os procuradores da República Renato de Freitas Souza Machado e Uendel Domingues Ugatti, o coordenador-geral de Tecnologia da Informação do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), Alan do Nascimento Santos, e a diretora de Atendimento do INSS, Cinara Wagner Fredo.

Discutir os desafios atuais no combate à discriminação de gênero, raça e outras formas. Esse foi o objetivo do Curso de Aperfeiçoamento “Discriminação: novas discussões”, realizado em Brasília nos dias 25, 26 e 27 de setembro. Voltado para membros do MPT e do MPF, o treinamento foi ministrado pelo procurador regional do Trabalho aposentado José Claudio Monteiro de Brito Filho, pela professora Aldacy Rachid Coutinho, da Universidade Federal do Paraná (UFPR), e pela procuradora do Trabalho Andréa Nice Silveira Lino Lopes.

O Curso de Aperfeiçoamento “As reformas pontuais do Código de Processo Penal”, realizado em Brasília entre 30 de setembro e 2 de outubro, buscou capacitar servidores do MPU em relação às alterações na legislação processual penal nos últimos anos, analisando-as no tocante às provas e ao procedimento comum ordinário, visando verificar sua aplicação prática pela jurisprudência, às reformas das medidas cautelares diversas da prisão (Lei n. 12.403), à Lei do Crime Organizado e à nova Lei de Identificação Genética. À frente das aulas disponíveis na plataforma estiveram o procurador da República Vladimir Aras e o promotor de Justiça do MPDFT Antônio Henrique Suxberger.

Para assistir aos vídeos, é necessário estar cadastrado no sistema de inscrições da ESMPU. O acesso à plataforma é feito no endereço http://escola.mpu.mp.br, link “Acervo didático”, opção “Vídeos”.

Clique aqui para acessar.