Divulgação de apoio: Universidade de Brasília sedia seminário sobre ação humanitária e migração

Evento internacional sobre o contexto latino americano acontece nos dias 04 e 05 de outubro, em Brasília
publicado: 25/09/2018 18h00 última modificação: 25/09/2018 18h00

A Rede NOHA Latinoamérica, rede internacional de universidades de países latino americanos formada pela Pontifícia Universidade Javeriana (Colômbia), El Colegio de México (México) e Universidade de Brasília (Brasil), promove nos dias 04 e 05 de outubro, na Faculdade de Direito da UNB, o seminário “Ação Humanitária e Contexto Latino Americano: Migrações e outras perspectivas desde a Colômbia, México e Brasil”.

O evento internacional é o primeiro encontro da rede latinoamericana com temática específica sobre o contexto do continente e tem como objetivo debater temas relativos à ação humanitária, em especial, as migrações humanas decorrentes de causas ambientais, conflitos armados internos e internacionais e deterioração das condições de vida.

A atividade busca ainda reunir pesquisadores/as das universidades parceiras, assim como representantes da sociedade civil organizada e da esfera governamental, representantes de organizações não governamentais, docentes e estudantes, com a finalidade de examinar, refletir e propor mudanças inadiáveis sobre o cenário das ações humanitárias no contexto da América Latina.

O evento é gratuito e as inscrições podem ser realizadas pelo link https://goo.gl/r6dVXe.

Na programação estão previstos quatro painéis, que contarão com a participação de 20 palestrantes, sobre os seguintes temas: Educação Jurídica e Ação Humanitária no contexto brasileiro das migrações fronteiriças; Currículo e Competências nas Ações Humanitárias para o Século XXI; Migração, pós-conflito e novos conflitos; Desafios regionais das políticas migratórias.

A Rede NOHA foi criada há mais de 20 anos, a partir da ideia de que as instituições de ensino têm papel essencial na ação humanitária, por meio de uma educação internacional multidisciplinar, treinamento e pesquisa.

Veja a programação completa

Seminário - Ação Humanitária e Contexto Latino Americano: Migrações e outras perspectivas desde a Colômbia, México e Brasil

Data: 04 e 05 de outubro de 2018

Horário: das 9h às 18h30 e das 09h às 12h

Local: Auditório Joaquim Nabuco – Faculdade de Direito/Universidade de Brasília - Brasília/DF.