Notícias

Encerrada em Brasília a segunda turma de atualização de capacitadores

Resultado da parceria entre a ESMPU e a Escola Nacional de Magistratura da França, capacitação reuniu membros e servidores do MPU que atuam como orientadores pedagógicos no atual Plano de Atividades. Aulas foram ministradas pela magistrada francesa Catherine Grosjean.
publicado: 02/09/2014 15h36 última modificação: 31/03/2017 17h23

A Escola Superior do Ministério Público da União (ESMPU) promoveu entre 26 e 29 de agosto o Curso de Aperfeiçoamento “Atualização de Capacitadores – Turma 2”, reunindo em Brasília membros e servidores dos quatro ramos do MPU que atuam como orientadores pedagógicos no Plano de Atividades de 2014.

Resultado da parceria internacional entre a ESMPU e a Escola Nacional de Magistratura da França (ENM), o curso buscou roteirizar e encorajar uma formação-ação que integrasse metodologias pedagógicas ativas. As aulas foram ministradas pela magistrada francesa Catherine Grosjean, especialista da ENM e coordenadora regional de formação da Região Centro-Leste (Lyon) da França.

Durante os quatro dias de atividades, os participantes experimentaram o modelo de formação da escola francesa, tomando por base de trabalho situações profissionais ligadas às suas atividades de membros ou servidores do Ministério Público.

Para a orientadora do curso, a promotora de Justiça Militar Najla Nassif Palma, o alto nível dos participantes e o interesse nos trabalhos em grupo proporcionaram uma atividade muito produtiva. “Acredito que esse intercâmbio de experiências pode ser muito enriquecedor para o aperfeiçoamento da metodologia pedagógica na ESMPU”, disse.

Essa também é a opinião do participante Lucivaldo Barros, servidor do Ministério Público Federal. De acordo com ele, embora as escolas tenham diferentes formas de atuação, o conteúdo discutido será útil ao desenvolvimento das atividades acadêmicas do MPU. “O que prevaleceu nesse aprendizado foi a importância da metodologia desenvolvida para atuarmos na atualização e capacitação de profissionais na ESMPU, onde os objetivos pedagógicos de um treinamento devem sempre levar em conta as competências e habilidades do público-alvo. Saio renovado do curso e muito do que aprendi vou tentar aplicar na próxima capacitação”, concluiu.

Entre outros temas, a atividade acadêmica discutiu a formação pelas competências, os objetivos de formação e pedagógicos, o sequenciamento de uma formação integrando métodos ativos, os métodos e práticas pedagógicas ativas, as ferramentas de formação, a avaliação de uma formação e a avaliação dos alunos.

A carga horária total foi de 24 horas-aula e todos os participantes receberam certificado emitido pela ESMPU.

Secretaria de Comunicação Social
Escola Superior do Ministério Público da União
E-mail: secom@escola.mpu.mp.br
Telefone: (61) 3553-5300