Encerrado em Brasília o VIII Curso de Ingresso e Vitaliciamento para Procuradores da República

Realizada integralmente na modalidade presencial entre 24 de abril e 5 de julho, atividade reuniu os 68 novos membros do Ministério Público Federal aprovados no 25º Concurso para a carreira.
publicado: 05/07/2012 18h26 última modificação: 31/03/2017 17h19

A Escola Superior do Ministério Público da União (ESMPU) encerrou nesta quinta-feira, 5 de julho, o VIII Curso de Ingresso e Vitaliciamento para Procuradores da República (VIII CIV). A atividade acadêmica, iniciada em 24 de abril e realizada integralmente na modalidade presencial, reuniu em Brasília os 68 novos membros do Ministério Público Federal (MPF), aprovados no 25º Concurso para ingresso na carreira.

Representante do grupo de novos procuradores, Eduardo Villas Boas, que atuará na Procuradoria da República no Município de Jequié (BA), destacou em seu discurso na cerimônia de encerramento o vínculo formado com os colegas durante a realização do VIII CIV. “Deixamos de ser desconhecidos para nos tornar uma família que caminhará junta pelos próximos trinta anos”, disse. Citando o poema “O povo”, de Eça de Queirós, que há dez anos despertou nele o desejo de ingressar na carreira de procurador da República, Eduardo lembrou a defesa do interesse público como um desafio para a atuação institucional, entre tantos outros que serão enfrentados. “Agora, vamos para o sertão, a fronteira e a Amazônia. E os desafios não serão pequenos. As lutas não serão poucas e nem todas venceremos. As vitórias difíceis, as derrotas sofridas e o suor no rosto serão a rotina de nossas vidas. Mas já não somos os mesmos de dois meses atrás. Vamos deixar o aconchego do nosso inesquecível curso de formação e entrar no bom combate”, finalizou.

Com quase trinta anos de carreira no MPF – completados no próximo dia 12 –, o procurador-geral da República, Roberto Gurgel, ressaltou a importância do novo formato do curso de ingresso e vitaliciamento para a atuação dos procuradores. “Este curso é um dos acontecimentos mais importantes do MPF das últimas décadas. O fato de vocês terem passado aqui 73 dias é algo que deixará, além dos laços de amizade, muitas marcas que, tenho certeza, acompanharão vocês nos diversos momentos da carreira. Acho que vocês se tornaram procuradores da República diferenciados. Nunca tivemos membros que chegam às suas unidades como vocês estão chegando, com a bagagem com que estão chegando. Isso fará diferença na carreira, na vida de vocês, mas fará diferença especialmente para a instituição do MPF”, disse.

Ao mencionar o pioneirismo da iniciativa, o diretor-geral da ESMPU, Nicolao Dino Neto, destacou a importância do novo formato do CIV no que diz respeito à apresentação de múltiplos enfoques sobre a atuação do MPF. “Vocês perceberão, com o início das atividades, o quão relevante foi essa dedicação que vocês deram a esse momento de contato inicial, em que se buscou aprimorar uma visão plural do Ministério Público e do material com o qual vocês irão trabalhar”, explicou.

O VIII CIV foi coordenado pelo procurador regional da República Douglas Fischer, que, durante a cerimônia de encerramento, agradeceu ao procurador-geral da República e aos cerca de cem membros do MPF que organizaram e ministraram a maior parte das 360 horas de atividades. Ele também reconheceu o esforço dos servidores da ESMPU que apoiaram a execução do curso e lembrou a importância do trabalho em equipe para o sucesso da iniciativa. Douglas Fischer dirigiu-se, ainda, aos novos procuradores, agradecendo a participação e as sugestões apresentadas durante a realização do curso. “Agradeço, particularmente, a todas as críticas que foram formuladas com a finalidade de aprimorar o nosso trabalho. Crítica construtiva é sempre muito bem-vinda”.

Os 68 novos procuradores da República iniciarão suas atividades na próxima segunda-feira, 9 de julho, em unidades localizadas em diversos pontos do país. Receberão novos membros as Procuradorias da República nos estados do Amapá, Roraima, Amazonas, Acre, Rondônia, além de várias Procuradorias do MPF localizadas em municípios das cinco regiões brasileiras.