Escola qualifica peritos para atuação em normas regulamentadoras

Treinamento acontece em Brasília, de 29 a 31 de agosto, e é voltado para analistas periciais de Engenharia e de Medicina do Trabalho do MPT. Inscrições até 28 de julho
publicado: 18/07/2016 12h45 última modificação: 31/03/2017 17h26

A Escola Superior do Ministério Público da União (ESMPU) lançou o edital do curso “Qualificação de peritos para a atuação nas Normas Regulamentadoras” direcionado para analistas periciais de Engenharia e de Medicina do Trabalho do MPT. São 25 vagas e os interessados podem se inscrever até o dia 28 de julho pelo linkInscrições” do endereço https://escola.mpu.mp.br. A seleção será por sorteio eletrônico.

O objetivo do treinamento é aprimorar a atuação dos peritos, dotando-os de conhecimentos técnicos e regulamentares à preservação da saúde e da segurança dos trabalhadores. Além disso, busca a atualização destes profissionais em medidas e referenciais de inspeção e laudos em saúde e segurança do trabalho para permitir melhoria e agilidade no apoio às investigações e ações ministeriais.

A atividade acontece de 29 a 31 de agosto. Não é permitida a participação de candidatos que estejam em período de férias ou de licença.

No conteúdo programático consta: normas técnicas que tratam de proteção de máquinas (norma NR-12); princípios e fundamentos para a proteção ao trabalho em máquinas e equipamentos conforme a NR-12; análise e apreciação de riscos em máquinas e sistemas mecânicos; identificação de perigos e riscos; sistema de segurança, instalações e dispositivos elétricos; monitoramento de segurança em máquinas e componentes de segurança de ação a distância; inventário da NR-12; e segmento e modalidades específicas de máquinas.

Os capacitadores serão a auditora-Fiscal do Trabalho e coordenadora do Ministério do Trabalho e Emprego na Comissão Tripartite da NR -12, Aida Cristina Becker; e o diretor técnico da Fast Solution- Automação e Segurança, Sidney Esteves Peinado.

A Escola irá custear hospedagem, alimentação (jantar), traslado e passagens aéreas para aqueles com lotação fora de Brasília. Receberá o certificado quem tiver frequência mínima de 85%.

Todas as informações relativas ao curso estão disponíveis no edital.

Edital completo