ESMPU abre 7º Processo Seletivo de Estagiários

Processo é para formação de cadastro reserva de estagiários de nível superior em onze áreas. Provas serão aplicadas em 15 de setembro
publicado: 22/08/2019 13h07 última modificação: 03/09/2019 16h09

A Escola Superior do Ministério Público da União (ESMPU) divulgou o edital do 7º Processo Seletivo de Estagiários. A seleção destina-se à formação de cadastro reserva de estagiários de nível superior em onze áreas: Administração, Biblioteconomia, Ciências Contábeis, Comunicação Social/Jornalismo, Comunicação Social/Publicidade e Propaganda, Direito, Economia, Engenharia Civil, Letras (Português), Pedagogia e Tecnologia da Informação. A previsão é que as provas sejam aplicadas dia 15 de setembro.

Os aprovados cumprirão jornada semanal de 20 horas, receberão bolsa-estágio no valor de R$ 850 e auxílio-transporte de R$ 7 por dia estagiado. Também ficam asseguradas aos estagiários a concessão de seguro contra acidentes pessoais e a obtenção de termo de realização de estágio.

Para participar, o estudante deve estar matriculado em uma das instituições de ensino conveniadas com a ESMPU (conforme Anexo II do edital). É vedada participação daqueles no último semestre de faculdade.

Mais informações pela página da seleção.

Inscrição – Para participar, os interessados deverão preencher o Formulário de Inscrição para Estágio, disponível no site do Instituto de Promoção Humana, Aprendizagem e Cultura (IPHAC), https://estagios.iphac.org.br/, até o dia 31 de agosto, às 17h. Em anexo à inscrição, deverão ser enviados carteira de identidade e CPF; declaração de matrícula atualizada (original ou eletrônica), expedida pela Instituição de Ensino conveniada, informando que o aluno está regularmente matriculado; e laudo médico para o candidato que se declarar portador de deficiência.

Para o casos de seleção no Sistema de Cotas para Minorias Étnico-Raciais, o candidato deverá apresentar declaração específica de opção de participação, disponível no Anexo IV.

A lista de confirmação de inscritos será divulgada no site www.iphac.org.br, no dia 5 de setembro.

Provas - Para este processo seletivo serão aplicadas provas objetivas, de caráter eliminatório e classificatório, e discursiva, de caráter classificatório. A previsão é que elas sejam aplicadas dia 15 de setembro.

A prova objetiva contará com 20 questões de múltipla escolha, sendo dez de conhecimentos básicos e dez de conhecimentos específicos de cada área. Já a discursiva consistirá na elaboração de um texto dissertativo, de até 30 linhas, acerca de tema relacionado à atualidade. Entretanto, para a área de direito, o texto dissertativo será sobre Direito Administrativo.

O processo seletivo terá validade de um ano, podendo ser prorrogado uma única vez, por igual período.

Edital de Pessoal nº 02/2019
Anexo I – Relação de Cursos Superiores