ESMPU abre calendário acadêmico do Programa de Pós-Graduação Lato Sensu

Diretora-geral saudou os discentes das quatro especializações oferecidas pelo programa
publicado: 13/05/2024 19h15 última modificação: 13/05/2024 20h38
ilustração

A Escola Superior do Ministério Público da União (ESMPU) deu início ao calendário acadêmico do Programa de Pós-Graduação Lato Sensu, que vai de 13 de maio de 2024 a 28 de novembro de 2025. Essa primeira oferta conta com quatro especializações: Cooperação Jurídica Internacional, Direitos Humanos e Trabalho, Gestão e Qualidade de Vida no Trabalho no MPU e Governança da Tecnologia da Informação, com 50 vagas cada uma.

Além de discentes e docentes, o encontro virtual teve a participação da diretora-geral da ESMPU, Raquel Branquinho; da secretária de Ensino, Pesquisa e Extensão, Renata Mendes; da secretária de Comunicação Social, Graziane Madureira; e da chefe da Divisão de Gestão da Informação e Documentação, Maiara Duarte. A equipe da instituição deu as boas-vindas aos discentes e apresentou a estrutura e o funcionamento do programa.

“É com alegria que estamos retomando o programa de pós-graduação lato sensu, com a mesma qualidade de ensino, mas com custos mais eficientes. Estamos trabalhando de forma que haja inter-relacionamento entre as disciplinas e os ramos do MPU para otimizar o serviço oferecido e tornar tudo cada vez mais transparente e informativo. Além disso, nossa política tem sido trazer maior acessibilidade aos discentes e à comunidade como um todo”, disse Branquinho.

Ela reforçou que a instituição tem-se empenhado para oferecer um fluxo contínuo de cursos de pós-graduação, com foco na interação das áreas e das disciplinas, pensando na sociedade e utilizando mecanismo para otimizar e racionalizar os recursos. “Temos investido em tecnologia para trazer o melhor ambiente possível para atingir o maior número de pessoas. Queremos oferecer um curso de alta qualidade, que vai fazer diferença no perfil acadêmico de cada um e na atividade profissional, focado na missão e atribuição constitucional do Ministério Público”, acrescentou.

Em sua fala, Mendes explicou que o programa de pós-graduação é um sonho antigo da instituição, uma forma de disponibilizar uma oferta programada, previsível e permanente. “Queremos ampliar a oferta do ponto de vista quantitativo, mas também de forma qualitativa. Uma capacitação mais aprofundada é muito importante para a formação dos integrantes do MPU”, comemorou.

Por sua vez, Duarte apresentou aos discentes os recursos oferecidos pela Biblioteca da ESMPU e explicou como acessar os acervos digitais. Atualmente, a instituição disponibiliza à comunidade acadêmica mais de 160 mil livros eletrônicos. Já Madureira apresentou a Plataforma Aprender, uma nova área virtual da ESMPU que reúne em um só local os principais serviços acadêmicos da instituição, além do rico acervo educacional oferecido gratuitamente à comunidade.

A docente Daniela Mendes reforçou a importância da iniciativa ao permitir um espaço especial de reflexão crítica. “O resgate da especialização, a partir de um estudo sério e uma troca plural, vai permitir a construção de modelos de atuação que sejam eficazes e que possam nortear a atuação dos diferentes ramos do MPU e trazer esperança à sociedade brasileira. Estamos aqui para refletir, discutir, aprender, mas temos um propósito, que foi traçado pela Constituição ao Ministério Público”, acrescentou.

Pós-graduação – Em março de 2024, a ESMPU abriu as inscrições para especializações do Programa de Pós-Graduação Lato Sensu, que serão realizadas de 13 de maio de 2024 a 28 de novembro de 2025, na modalidade a distância, com aulas síncronas e assíncronas, pelo Moodle. Os cursos abrangem as áreas jurídica e administrativa: Cooperação Jurídica Internacional, Direitos Humanos e Trabalho, Gestão e Qualidade de Vida no Trabalho no MPU e Governança da Tecnologia da Informação.

A ESMPU é credenciada pelo Ministério da Educação (MEC) desde 2007 e foi recredenciada em 2017 para a oferta de cursos de pós-graduação lato sensu nas modalidades presencial e a distância, nas áreas jurídica e administrativa. O programa visa à formação profissional, à especialização e à iniciação científica no âmbito do MPU e será constituído pelo conjunto de cursos de pós-graduação lato sensu que integrarem o Plano Anual de Atividades da instituição.