ESMPU abre inscrições de curso sobre competências gerenciais

Curso voltado para membros do MPU oferece 25 vagas. Atividade acontece entre os dias 3 e 5 de maio, em Brasília. Interessados podem se inscrever até 28 de março.
publicado: 21/03/2016 13h09 última modificação: 31/03/2017 17h21

A Escola Superior do Ministério Público da União (ESMPU) abriu inscrições para o curso presencial “Competências gerenciais”, voltado para membros do MPU. A atividade acontece entre os dias 3 e 5 de maio, em Brasília.

O objetivo é aprimorar a capacidade de liderança e competência gerencial dos membros que exerçam função de chefia no âmbito do MPU. Os interessados poderão se cadastrar até as 12h do dia 28 de março pelo linkInscrições” do endereço https://escola.mpu.mp.br.

Estão sendo oferecidas 25 vagas, sendo 13 para membros do MPM, cinco para membros do MPF, quatro para membros do MPT e três para membros do MPDFT. A seleção será por sorteio eletrônico.

Com 16 horas-aula, o conteúdo do treinamento vai abordar, entre outros tópicos: prestígio, poder e ética; contentamento humano: material e espiritual; reflexões sobre a função do integrante do Ministério Público e suas implicações na sociedade; organização do trabalho; prazer, sofrimento e saúde; estratégias de resistência ao sofrimento; patologias e adoecimento psíquico; programa de acompanhamento funcional (PAF/MPM); pressupostos e objetivos da abordagem de competências no setor público; interações dos modelos de gestão por competências e gestão por resultados; aplicação das dimensões da competência (conhecimentos, habilidades e atitudes - CHAs) na escolha das estratégias institucionais e na formação de equipes; ciclo de vida das equipes; importância da comunicação e da liderança no trabalho em equipe; liderança dentro da gestão democrática; eficácia, eficiência e efetividade; objetivos, indicadores, metas e ações responsáveis; planejamento estratégico do CNMP; estresse e tipos de estresse; sintomas e doenças do distresse; estresse e ambiente; estresse e tensão; e gerenciamento do estresse.

As aulas serão ministradas pelo secretário de Planejamento e Projetos da Escola Superior da ESMPU e doutor em Políticas Educacionais Volker Egon Bohne, pela analista de Saúde da Procuradoria-Geral da Justiça Militar Rosângela Barros Silva, pelo pós-doutor em Psicodinâmica e Clínica do Trabalho e Doutor em Educação Física e Saúde Márcio de Moura Pereira e pela doutora em Psicologia Organizacional e do Trabalho e coordenadora do Escritório de Gestão por Competência do MPDFT Maria Julia Pantoja.

A ESMPU arcará com as despesas com hospedagem, alimentação (jantar), traslado e passagens aéreas para os participantes do curso que não estejam lotados, ou em exercício, em Brasília.

Participantes com, no mínimo, 85% de frequência receberão certificado.

Mais informações podem ser obtidas pelo e-mail inscricoes@escola.mpu.mp.br.

Edital completo.