ESMPU abre inscrições de curso sobre gestão de documentos públicos

Com 100 vagas, atividade é voltada para servidores do MPU. Interessados podem se inscrever até 18 de março.
publicado: 10/03/2016 11h39 última modificação: 31/03/2017 17h24

Estão abertas as inscrições para o curso a distância “Gestão de documentos públicos”, voltado para servidores do MPU. O treinamento acontece de 18 de abril a 1o de junho no ambiente virtual de aprendizagem da Escola Superior do Ministério Público da União (ESMPU).

Estão sendo oferecidas 100 vagas, sendo 42 para o MPF, 33 para o MPT, 16 para o MPDFT, quatro para o MPM e cinco por indicação. Os interessados poderão se cadastrar até as 12h do dia 18 de março pelo linkInscrições” do endereço https://escola.mpu.mp.br. A seleção será feita por sorteio eletrônico e indicação.

O objetivo da atividade é viabilizar a execução de programas de gestão de documentos que condicionem o órgão a gerenciar, preservar e proporcionar acesso a informações, documentos e processos, produzidos em suporte tradicional (papel) ou digital. Além disso, busca orientar e capacitar as Comissões Permanentes de Avaliação de Documentos (CPAD), criadas nos ramos do MPU, visando operacionalizar a execução dos procedimentos arquivísticos de gestão documental e a aplicação dos instrumentos de avaliação e destinação de documentos de arquivo.

Conteúdo - O curso de 60 horas estudará, dentre outros pontos: legislação e políticas arquivísticas na esfera pública; princípios, conceitos e funções que integram a gestão documental; teoria das Três Idades Documentais; classificação arquivística; política de arquivos institucionais; e programa de gestão de documentos.

Para participar é preciso ter disponibilidade de, no mínimo, seis horas semanais para dedicação e participação nas atividades, acesso à rede banda larga e conhecimentos básicos de Internet. Para receber certificado é preciso obter 85% de frequência.

Mais informações podem ser obtidas pelo e-mail inscricoes@escola.mpu.mp.br.

Edital na íntegra.