ESMPU abre inscrições de curso sobre métodos de pesquisa para instrução processual

Treinamento oferece 20 vagas para membros do Ministério Público Federal (MPF). Objetivo é tornar mais compreensível o uso de ferramentas de busca de informação jurídica na internet e orientar os participantes na seleção de fontes úteis à fundamentação de demandas ministeriais.
publicado: 17/09/2014 18h27 última modificação: 31/03/2017 17h29

Membros do Ministério Público Federal (MPF) têm até as 12h do dia 6 de outubro para se inscrever no Curso de Aperfeiçoamento “Métodos e técnicas de pesquisa para instrução processual: legislação, doutrina e jurisprudência”, que será realizado em Brasília entre 20 e 22 de outubro. A atividade acadêmica pretende tornar mais compreensível o uso de ferramentas de busca da informação jurídica na internet e orientar os participantes na seleção de fontes úteis, a fim de que obtenham fundamentos e argumentos necessários à instrução de demandas.

A Escola Superior do Ministério Público da União (ESMPU) oferece 20 vagas no treinamento. As inscrições devem ser feitas pelo endereço https://escola.mpu.mp.br, link “Inscrições”. Os inscritos serão selecionados por sorteio eletrônico. Membros do MPF lotados fora da capital federal terão as despesas de participação custeadas pela ESMPU.

Programação – As 16 horas de curso apresentarão métodos, técnicas e estratégias de busca da informação jurídica nos diversos serviços disponíveis na Web. Entre os temas em estudo, estarão o conhecimento, a pesquisa e o fluxo da informação jurídica; os recursos tecnológicos e os novos ambientes informacionais; as estratégias de busca em bases de proposições legislativas, legislação, doutrina, jurisprudência e demandas ministeriais. O treinamento destacará ainda a pesquisa avançada e especializada para instrução processual e para fundamentação de ações no âmbito do MPF.

As aulas serão ministradas pelo assessor de Estudos e Pesquisa Jurídica na Procuradoria da República no Pará, Lucivaldo Vasconcelos Barros.

Participantes com 85% de frequência mínima receberão certificado emitido pela ESMPU.

Informações adicionais podem ser obtidas pelo e-mail inscricoes@escola.mpu.mp.br.

Clique aqui para ler o edital e a programação do curso.