ESMPU abre inscrições em dois cursos a distância voltados para servidores

Língua Portuguesa será ministrado em 40 horas-aula e Redação Oficial, em 20 horas. Cada turma oferece 300 vagas. Início das aulas está previsto para 12 de setembro. As inscrições seguem até as 12h do dia 24 de agosto.
publicado: 10/08/2011 12h40 última modificação: 31/03/2017 17h29

A Escola Superior do Ministério Público da União (ESMPU), em parceria com o Instituto Educere, promoverá dois novos cursos de aperfeiçoamento na modalidade de ensino a distância. Língua Portuguesa e Elaboração de Textos Públicos - Redação Oficial oferecem ao todo 600 vagas gratuitas e abertas à participação de servidores do MPU de todo o país. As inscrições seguem até as 12h do dia 24 de agosto.

Para o curso de Língua Portuguesa, estão disponíveis 300 vagas. Durante as 40 horas da atividade, os alunos estudarão temas ligados à comunicação e à gramática avançada, tais como padronização e normalizações, coerência e coesão, construção do texto, regência nominal e verbal, pontuação, concordância nominal e verbal, além das mudanças implantadas pelo Novo Acordo Ortográfico. As aulas começam no dia 12 de setembro e seguirão até 21 de outubro.

Também com 300 vagas, o curso de Elaboração de Textos Públicos - Redação Oficial vai apresentar aos participantes os conceitos vinculados à matéria, a linguagem, as questões sobre objetividade e concisão, a elegância na escrita, os vocabulários e as expressões, os principais erros gramaticais, os pronomes de tratamento, o vocativo e os modelos de atos administrativos, como ofício, memorando e declaração. A atividade tem carga horária de 20 horas-aula e as aulas acontecem entre 12 e 30 de setembro.

Em ambos os cursos, a distribuição de vagas é a seguinte: 126 para o MPF; 108 para o MPT; 36 para o MPDFT; e 30 para o MPM. A seleção será feita por sorteio eletrônico. Eventuais vagas não preenchidas por servidores de um ramo poderão ser destinados aos outros ramos.

Para inscrever-se, os candidatos deverão acessar o endereço www.escola.mpu.mp.br, link “Inscrições”. É necessário dispor de, no mínimo, seis horas semanais para dedicação às aulas. Os interessados poderão inscrever-se em apenas um dos cursos, sob pena de cancelamento de ambas as inscrições. Servidores em período de férias ou licença e aqueles que tenham concluído anteriormente esses treinamentos não poderão inscrever-se.

Serão considerados aprovados os alunos com, no mínimo, 70% de aproveitamento em toda a atividade. A ESMPU emitirá o certificado, que contará para a obtenção do Adicional de Qualificação.

Outras informações podem ser obtidas com a Central de Atendimento ao Usuário da Escola, pelo
e-mail cau@escola.mpu.mp.br.

Consulte o edital e os anexos.

Clique aqui para fazer sua inscrição.