ESMPU abre inscrições para curso a distância sobre GFIP

Treinamento pretende esclarecer o que é e como deve ser utilizada a Guia de Recolhimento do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço e Informações à Previdência Social. Escola oferece 50 vagas aos servidores do MPU.
publicado: 23/02/2015 15h58 última modificação: 31/03/2017 17h18

A Escola Superior do Ministério Público da União (ESMPU) abriu inscrições para o Curso de Aperfeiçoamento “GFIP”, na modalidade de educação a distância. As aulas serão realizadas de 23 de março a 8 de maio, totalizando 60 horas. O objetivo da atividade acadêmica é esclarecer o que é e como deve ser utilizada a Guia de Recolhimento do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço e Informações à Previdência Social (GFIP).

O treinamento oferece 50 vagas aos servidores do Ministério Público da União, sendo 20 para o MPF, 16 para o MPT, oito para o MPDFT, quatro para a ESMPU e duas para o MPM. Os interessados poderão inscrever-se até as 12h do dia 9 de março, pelo endereço https://escola.mpu.mp.br, link “Inscrições”. A seleção dos inscritos será feita por sorteio eletrônico.

Para participar do curso, o servidor deverá ter disponibilidade de, no mínimo, seis horas semanais para dedicação às atividades, contar com facilidade de acesso a banda larga e possuir conhecimentos básicos de Internet.

Conteúdo – O treinamento abordará os principais conceitos relacionados à GFIP, tais como os que envolvem seguridade social, previdência, regimes básicos, o Regime Geral da Previdência Social (RGPS), o Regime Próprio de Previdência Social (RPPS) e a previdência complementar.

Também estarão em estudo os tipos de segurados obrigatórios, o conceito de Salário de Contribuição (SC), além dos principais assuntos relacionados com o Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS), o uso e o preenchimento da GFIP.

Servidores com 85% de frequência mínima nas atividades definidas no plano de curso receberão certificado.

Mais informações podem ser obtidas com o Núcleo de Atendimento ao Usuário da ESMPU, pelo e-mail inscricoes@escola.mpu.mp.br.

Leia o edital de abertura de inscrições.