ESMPU abre inscrições para curso de especialização em gestão de pessoas

Ministrada na modalidade de educação a distância, atividade tem carga horária de 380 horas-aula. Escola oferece 150 vagas para servidores do MPU que atuam na área de gestão de pessoas ou que exerçam funções de chefia ou direção.
publicado: 10/09/2013 17h47 última modificação: 31/03/2017 17h22

Estão abertas as inscrições para o Curso de Especialização em Gestão de Pessoas, atividade acadêmica que a Escola Superior do Ministério Público da União (ESMPU) realizará na modalidade de educação a distância. O objetivo é contribuir para a formação e o aperfeiçoamento de servidores do MPU, a fim de que possam desenvolver perfis alinhados aos novos modelos de gestão de pessoas.

O programa da especialização incluirá os seguintes conteúdos: fundamentos da gestão organizacional e de políticas públicas, gestão estratégica de pessoas, relacionamento inter e intrapessoal, educação corporativa, legislação aplicada à área, avaliação, métodos e técnicas de pesquisa.

O curso será realizado entre 4 de novembro de 2013 e 9 de abril de 2015. A carga horária é de 380 horas-aula, sendo 360 horas-aula ministradas na modalidade a distância e 20 horas-aula presenciais. As 60 horas-aula para elaboração do Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) não serão computadas na carga horária total do curso. A etapa presencial será realizada na ESMPU, em Brasília, nos dias 7, 8 e 9 de abril de 2015. Participantes lotados fora da capital federal terão as despesas custeadas no período de aulas presenciais.

Haverá recesso escolar nos períodos de 16 de dezembro de 2013 a 2 de fevereiro de 2014 e de 15 dezembro de 2014 a 1º de fevereiro de 2015. Em virtude da realização da Copa do Mundo, o curso será interrompido entre os dias 7 e 20 de julho de 2014.

Requisitos – A especialização é direcionada a servidores que atuam na área de gestão de pessoas e a servidores que exerçam funções de chefia ou direção no MPU. Para participar, é necessário ter diploma de curso superior e ocupar cargo de analista, técnico ou requisitado da União, investido em função ou cargo comissionado, há pelo menos dois anos no respectivo ramo.

Além desses requisitos, o candidato deverá ter disponibilidade de, no mínimo, dez horas semanais para dedicação e participação nas atividades a distância; possuir conhecimento básico de uso da internet e do correio eletrônico; contar com acesso a internet banda larga; e ter participado do Curso de Aprendizagem on-line, que será oferecido pela ESMPU entre os dias 15 e 21 de outubro de 2013.

Servidores beneficiados por programa de pós-graduação e/ou curso de pós-graduação custeado pelo MPU somente poderão participar do processo seletivo caso, no dia 9 de setembro de 2013, haja transcorrido o prazo mínimo de cinco anos completos, contado da data de conclusão do curso de pós-graduação anterior.

Vagas e inscrições – A ESMPU oferece 150 vagas para servidores, sendo 66 para o MPF, 52 para o MPT, 25 para o MPDFT e sete para o MPM. As inscrições poderão ser feitas até as 12h do dia 26 de setembro, pelo endereço http://escola.mpu.mp.br, link “Inscrições”. Os inscritos serão selecionados por sorteio eletrônico, cujo resultado a Escola divulgará ainda no dia 26 de setembro, a partir das 15h.

Certificação – Para obter o certificado de conclusão do curso, o servidor deverá ter participação mínima de 85% nas atividades propostas em cada disciplina, além de apresentação e aprovação do TCC. O certificado emitido pela ESMPU terá validade para obtenção do Adicional de Qualificação (AQ).

Outras informações podem ser obtidas no edital de abertura de inscrições (clique aqui) e pelo e-mail especializacao@escola.mpu.mp.br.