ESMPU abre inscrições para curso sobre deficiência auditiva e Língua Brasileira de Sinais

Treinamento a distância pretende capacitar 200 servidores do Ministério Público da União em noções básicas acerca da educação dos surdos, do processo de inclusão da pessoa surda e do estudo de LIBRAS. Aulas serão ministradas entre 22 de abril e 11 de junho.
publicado: 18/03/2014 18h11 última modificação: 31/03/2017 17h23

Estão abertas até as 12h do dia 28 de março as inscrições para o Curso de Aperfeiçoamento “Deficiência auditiva e a Língua Brasileira de Sinais – LIBRAS, atividade acadêmica que será realizada entre 22 de abril e 11 de junho, no ambiente virtual de aprendizagem da Escola Superior do Ministério Público da União (ESMPU).

A proposta é capacitar servidores do MPU em noções básicas acerca da educação dos surdos, do processo de inclusão da pessoa surda e da Língua Brasileira de Sinais, buscando atender o disposto na Resolução n. 81, de 31 de janeiro de 2012, do Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP), que estabelece, entre outras providências, a adoção nas unidades do Ministério Público da União e dos Estados de tratamento prioritário para as pessoas com deficiência, incluindo os serviços de atendimento prestados por intérpretes ou pessoas fluentes em Língua Brasileira de Sinais – LIBRAS e o trato com aquelas que não se comuniquem em LIBRAS, e para pessoas surdo cegas, prestado por guias intérpretes ou pessoas capacitadas nesse tipo de atendimento.

O curso oferece 200 vagas para servidores, sendo 88 para o MPF, 70 para o MPT, 34 para o MPDFT e oito para o MPM. Os interessados deverão inscreve-se no endereço https://escola.mpu.mp.br, link “Inscrições”. Os inscritos serão selecionados por sorteio eletrônico.

Para participar do curso, o servidor deverá ter disponibilidade de, no mínimo, seis horas semanais para dedicação às aulas, contar com facilidade de acesso a banda larga, além de possuir conhecimentos básicos de internet.

Entre 22 e 28 de abril, haverá Curso de Aprendizagem on-line, sendo facultativa a participação dos servidores que já cursaram esse módulo em outra atividade a distância realizada pela Escola.

Aulas – O curso a distância contará com discussões sobre a história da educação dos surdos no mundo e no Brasil; as causas, a classificação, o diagnóstico, o tratamento e a prevenção da surdez; a legislação aplicada; a função da escola; a tecnologia no mundo dos surdos; entre outros temas.

As aulas também envolverão estudos sobre LIBRAS, com destaque para convenções e parâmetros, além do alfabeto datilológico e dos principais sinais utilizados pelos surdos para se expressar no cotidiano.

A ESMPU emitirá certificado aos servidores com participação mínima de 85% nas atividades definidas no plano de curso.

Informações adicionais podem ser obtidas pelo e-mail inscricoes@escola.mpu.mp.br.

Clique aqui para ler o edital de abertura de inscrições.