Notícias
ESMPU abre inscrições para curso sobre gestão de políticas públicas de trabalho decente
Membros do MPU já podem se inscrever no curso presencial "Gestão de políticas públicas de trabalho decente baseadas em evidências e resultados: atuação do Ministério Público na Era Digital”, que acontece de 20 a 22 de novembro, em Brasília. Estão sendo oferecidas 19 vagas para o MPT, duas para o MPF, duas para o MPDFT e duas para o MPM.
Atividade busca atualizar os participantes sobre tendências globais na temática e apresentar a nova perspectiva sobre o processo de tomada de decisões no contexto dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável das Nações Unidas, sobretudo o Objetivo 8 (Trabalho Decente para todos). Durante o encontro serão estudados ainda casos do SMARTLAB de Trabalho Decente (MPT-OIT) e da Secretaria de Pesquisa e Análise de Informações do MPT (SPEA/MPT).
Os interessados devem se inscrever até às 12 horas do dia 20 de outubro pelo link “Inscrição e Resultados”, disponível no endereço http://escola.mpu.mp.br. A seleção será por sorteio eletrônico. Não é permitida a participação de candidatos que estejam em período de férias ou de licença.
As aulas serão ministradas pelo procurador do Trabalho Luis Fabiano de Assis e pelo oficial da Organização Internacional do Trabalho (OIT) Luis Fujiwara.
Com 16horas-aula, o treinamento vai abordar, dentre outros assuntos: aspectos da gestão transparente de políticas públicas, programas e projetos de promoção do trabalho decente; aspectos da pesquisa baseada em evidências e da gestão baseada em resultados; processo de tomada de decisões em matéria de políticas públicas de trabalho decente no contexto dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável das Nações Unidas; mecanismos de diagnóstico, planejamento, targeting, gestão, monitoramento e avaliação da promoção do trabalho decente; avaliação de indicadores de medição da eficiência de políticas públicas vigentes; teoria de câmbio; experiência do SMARTLAB de Trabalho Decente (MPT/OIT); bancos de dados de natureza pública relevantes para a promoção do trabalho decente; conceito dos Observatórios Digitais.; tendência global de promoção da abertura de dados, da transparência e das chamadas políticas públicas guiadas por dados; novos horizontes para as cooperações do Ministério Público; e técnicas básicas de cruzamentos de dados e produção de informações.
A Escola Superior do Ministério Público da União (ESMPU) vai arcar com as despesas de hospedagem, alimentação (jantar), traslado e passagens aéreas (ida e volta) para aqueles com lotação fora de Brasília. Para receber o certificado é preciso frequência mínima de 85%.
Outras informações sobre o curso estão disponíveis no edital.
Secretaria de Comunicação Social
Escola Superior do Ministério Público da União
E-mail: secom@escola.mpu.mp.br
Telefone: (61) 3553-5300